SEAPA: secretário fala dos planos em andamento para o setor Agrícola

SEAPA: secretário fala dos planos em andamento para o setor Agrícola

Webmaster 12/01/2011 - 15:01
Os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento(SEAPA), na atual administração, passam por constantes avaliações e os seus integrantes por reciclagens e capacitações. Tudo para que as metas sejam alcançadas e os resultados possam ser atingidos com qualidade. Um dos desafios é organizar as cadeias produtivas já existentes em nosso município. Pensando nesses processos e em outros enfrentamentos, André Fernandes, Secretário de Agricultura, estreitou seus relacionamentos com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e o Ministério da Agricultura em Brasília, prospectando importantes recursos para o setor. Nesta entrevista, feita pela Assessoria de Comunicação, André Fernandes faz uma síntese sobre sua pasta na atual administração. Confira.

AsCom: De que maneira você acredita que o setor publico pode auxiliar o desenvolvimento do setor privado, principalmente referente ao setor agícola?

André Fernandes: É de extrema importância olhar com atenção o homem do campo, principalmente o menor e mais fraco, que carece de incentivos e tecnologia. Muitos destes produtores não conhecem as linhas de crédito oferecidas ao setor, não tem acesso à tecnologia de ponta e não são incluídos em políticas que permitem o desenvolvimento de suas atividades, ficando marginalizados e excluídos de determinadas etapas dos setores produtivo e comercial. É justamente esta inclusão que buscamos e acreditamos que seja imprescindível para o sucesso desta atividade. E temos que salientar a importância dos políticos de Descalvado que sempre nos deram apoio para trilhar este caminho. O Prefeito Panone e o Vice Becão estão intimamente ligados aos projetos desenvolvidos pela SEAPA, e a Câmara dos Vereadores – que sempre tem destinado uma atenção às questões ligadas à área Agrícola -aprovou todos os projetos por nós solicitados. Sem este envolvimento, nada seria possível.

AsCom: De que maneira isto vem sendo feito em Descalvado?

André Fernandes: Em uma primeira etapa nos preocupamos em oferecer um serviço de qualidade e com credibilidade aos usuários da SEAPA. O primeiro passo foi a reestruturação do Viveiro Municipal de Mudas, depois organizamos a Patrulha Agrícola que presta serviços com tratores e implementos aos produtores do nosso município, capacitamos através de cursos os profissionais responsáveis pelo setor de Arborização Urbana, investimos no setor de abastecimento para criar alternativas de escoamento de produção dos agricultores do nosso município e avançamos na área de sanidade animal, com um olhar bastante focado ao controle de zoonoses. Uma outra conquista importante foi a reforma da Casa da Agricultura que nos permitiu “fugir” do aluguel, facilitou nosso contato com a Casa da Lavoura - que representa a Secretaria Estadual de Agricultura. De quebra, concebeu um local mais apropriado para receber os produtores descalvadenses.

AsCom: Em sua resposta anterior o senhor cita uma “primeira etapa”. Isto quer dizer que existe ou existirá uma “segunda etapa”? Quando isto ocorrerá?

André Fernandes: Sim, na verdade já existe esta segunda etapa que é a organização das cadeias produtivas já existentes em nosso município. Algumas delas estão sendo acompanhadas desde o inicio da atual administração e estamos colhendo grandes frutos ao apoiar estes produtores. A cadeia do Mel é um grande exemplo a ser seguido. Capitaneada pelo produtor Moacir Vizoto, que é o Presidente da Associação dos Apicultores Descalvadenses(AADES), a associação somou esforços junto a SEAPA e consegui a construção da tão sonhada Casa do Mel, que está sendo construída pela Prefeitura Municipal de Descalvado e será totalmente equipada para o beneficiamento do mel através de um convenio firmado com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Estes apicultores conseguiram ainda ter acesso ao SEBRAE e ao PARQTEC de São Carlos e desenvolveram uma marca – Apinuts -, um rótulo e as embalagens que juntos com a formalização da atividade possibilitarão o acesso a mercados que antigamente eram impossíveis de se alcançar, por falta de cumprir as exigências mínimas no processo produtivo ou por não possuírem um produto “visualmente agradável”. O mel de Descalvado hoje tem nome, chama-se APINUTS.

AsCom: Existe alguma outra cadeia que você gostaria de destacar?

André Fernandes: Claro, a cadeia do leite já percorre o mesmo caminho. O modelo utilizado é o mesmo do implantado na cadeia do mel, com a prefeitura ficando responsável pela construção da “Casa do Leite” e os equipamentos para a pasteurização, ensacamento, produção de queijo , iogurte e doce de leite já foram adquiridos através de um convênio com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Este projeto chama-se “Leite Legal”, com dois sentidos, o da legalidade, que permite que o produtor saia da informalidade e o sentido, digamos, “bacana”, por ser um projeto que tem ajudado bastante esta classe.

AsCom: Os convênio foram obtidos em diferentes setores do governo do Estado e percebemos que você conseguiu uma grande penetração na esfera estadual. Existem projetos em parceria com o Governo Federal?

André Fernandes: Trabalhamos forte desde o inicio para conseguir criar estas parcerias. Podemos observar que foram firmados convênios com o Secretaria de Agricultura diretamente no gabinete do Secretário como o projeto da Associação do Leite, o convenio do “Viva Leite” que doa leite a crianças carentes em nosso município, convênio de doação de sementes de hortaliças para a manutenção do programa Mãos a Horta, acesso ao programa Melhor Caminho que possibilitou a perenização de 8,7km de estrada que liga o Salto do Panto à fazenda Itauna, a instalação de uma “Ponte Metálica” na estrada DCV150 - mais conhecida como Estrada do 30 no bairro Palmeira -, aquisição de uma roçadeira de 4,5 metros de largura de corte que possibilitou a manutenção de nossa vicinais e atendimento aos agricultores gastando 1/3 do tempo de quando eram atendidos com os equipamentos antigos e esperamos que futuramente novos projetos possam vir a ser atendidos através de parcerias com o governo do Estado. Mas voltando a falar do Governo Federal, temos sim grandes projetos em parceria com eles. Durante dois anos conseguimos formalizar convênios para compra de implementos que serão utilizados na Patrulha Agrícola. Em 2009 foram comprados uma grade aradora, uma arado subsolador, uma grade niveladora, um distribuidor de calcário e adubo, uma plaina traseira, uma concha traseira, um colhedora de milho graneleira, uma plantadeira de seis linhas, um pulverizador de barras de 12 metros e um perfurador de solos com três brocas. Para o ano de 2011 esta parceria já esta em fase final e em breve estaremos licitando a compra de um guincho hidráulico traseiro, um cultivador adubador múltiplo, uma colhedora de forragens, um cobridor de cana-planta, um triturador rotativo, uma roçadeiro com 1,80m de corte e dois vagões forrageiros de descarga lateral. Todos estes equipamentos virão para melhorar ainda mais a prestação de serviços aos usuários da nossa Patrulha.

AsCom: Esta semana circulou pela imprensa a noticia sobra a assinatura de um convenio para a construção do Centro de Controle de Zoonoses. Como está a situação deste convênio?

André Fernandes: Este é um sonho da atual administração que vem sendo perseguido por muitos anos e que só agora vai se tornar realidade. Em uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, a Secretaria de Saúde e o Ministério da Saúde prospectamos R$ 430.000,00 para a construção do CCZ em Descalvado. Este centro permitirá uma maior interação entre estas duas secretarias no combate a doenças que possam ser transmitidas dos animais aos homens (zoonoses) como raiva, brucelose , tuberculose e dengue.

AsCom: Existem outros projetos a serem iniciados em 2011?

André Fernandes: Claro, tenho novas idéias para serem implantadas no setor e no início de fevereiro estarei me reunindo com o doutor Orlando de Castro, da Agência Paulista de Tecnologia, para discutir novos projetos que em breve serão divulgados também. Tenho certeza que em 2011 colheremos belos frutos que semeamos durante estes dois anos. Temos o apoio das esferas Federal e Estadual e muita credibilidade o que facilita este tipo de intercambio. Estamos trabalhando para um Descalvado melhor!!!

Logo do Facebook Deixe seu comentário