A Secretaria de Saúde reforça alerta para cuidados contra a dengue

A Secretaria de Saúde reforça alerta para cuidados contra a dengue

Webmaster 13/01/2011 - 23:14
Com o aumento do calor e do volume das chuvas nos últimos dias, a Secretaria de Saúde reforça o alerta à população para que aumente os cuidados visando o combate ao mosquito transmissor da dengue. O Ministério da Saúde, por intermédio do ministro José Gomes Temporão, em setembro do ano passado alertou para o fato de que o estado de São Paulo é uma das unidades da Federação que poderá sofrer uma grave epidemia de dengue já nos primeiros meses de 2011.

A Secretaria de Saúde também alerta para os cuidados que os munícipes devem tomar antes de viajarem para o período de férias. Com antecedência, limpar as calhas das residências; cobrir ou guardar em locais fechados entulhos, restos de obras, pneus, garrafas e demais objetos alojados no quintal; repor a areia nos vasos que estão dentro de casa; retirar ou virar o prato dos vasos que estão no quintal ou jardim; verificar se a caixa d’água está bem tampada.

Ao sair em viagem, recomenda-se baixar a tampa dos vasos sanitários; fechar ralos de pias e chão, assim como os do quintal e áreas de lazer; clorar e cobrir a piscina; deixar a lixeira bem tampada; colocar de boca par abaixo garrafas, vasos e baldes vazios; e recolher as vasilhas de água e comida de animais domésticos.

De acordo com o chefe de Controle de Vetores, Sílvio Donizete Franceschini, já é esperado um alto índice de Breteau no município. Para enfrentar o problema da dengue, já no próximo dia 24 de janeiro começam os mutirões pelos bairros, visando eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da doença. Os trabalhos vão começar pelos bairros Santa Cruz, Bela Vista, São Sebastião e Paola.

Primeiro caso – Descalvado confirmou o primeiro caso importado de dengue. Um motorista contraiu a doença em outro município, porém chegou na cidade com poucos riscos de transmissão. Foram tomadas as medidas cabíveis, como o bloqueio do controle de criadouros, mas não foi necessário o trabalho de nebulização – de acordo com as orientações fornecidas pela Sucem (Superintendência de Controle de Endemias), autarquia estadual ligada à Secretaria de Saúde.

Casos suspeitos – Em casos de suspeita de dengue, o paciente deve apresentar dois os mais dos seguintes sintomas: febre por até sete dias, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dores musculares, dor nas articulações, prostração, distúrbios alimentares, náuseas, vômitos, diarréia, erupções na pele e dor abdominal.
Nesse caso, o paciente deve ser orientado a se dirigir imediatamente a qualquer uma das unidades de Saúde, inclusive nas Unidades de Saúde da Família, para tratamento. A dengue, quando não tratada adequadamente, mata.



Logo do Facebook Deixe seu comentário