Dengue: começam os arrastões para a retirada de criadouros do mosquito

Dengue: começam os arrastões para a retirada de criadouros do mosquito

Webmaster 25/01/2011 - 16:05
A Secretaria de Saúde iniciou o treinamento de um grupo de 30 agentes que vão trabalhar nos chamados arrastões de limpeza por toda a cidade, visando a retirada dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. Os trabalhos de limpeza começaram na segunda-feira (24), pelos bairros Santa Cruz, Paola e Bela Vista. A Secretaria vai anunciar nos meios de comunicação o cronograma que será seguido pelos agentes, que terão 17 dias de trabalho. A equipe foi contratada mediante pregão.

Na manhã do último sábado, a secretária de Saúde, Márcia Aparecida Bertolucci Pratta, a chefe da Divisão de Prevenção e Assistência Médica, Marianita Barbosa Adorno, e o chefe de Controle de Vetores, Sílvio Donizete Franceschini, estiveram no Almoxarifado Municipal para dar explicações técnicas a respeito do trabalho que será desenvolvido pelo grupo.

Segundo a secretária, as próprias autoridades ligadas à área da Saúde, tanto no âmbito do governo federal quanto do estadual, já alertaram que haverá uma grande epidemia de dengue, já no início de 2011. “Os sintomas estão mais graves, inclusive com o aumento de dengue hemorrágica. Em nossa região, no ano passado foram quatro óbitos. Do início do ano até agora, já foram registrados 89 casos”, informou Márcia Pratta.

A secretária disse que está adiantando para janeiro o trabalho de arrastão, que comumente se iniciava em fevereiro. “Não adiantava fazer esse trabalho em novembro, ou dezembro. Nós vimos o volume de chuvas que caiu nos últimos dias”. Outro dado que tem merecido atenção das autoridades diz respeito aos que estão saindo em viagem para outras regiões, em que a incidência da doença é maior.

Márcia Pratta reafirmou ao grupo a necessidade de se fazer um trabalho bem feito. “Não basta apenas a retirada dos criadouros. Não adianta nós retirarmos os objetos e as pessoas recolocá-los novamente. Então, precisamos de uma ação educativa. Um trabalho bem feito vai refletir numa cidade mais saudável”, disse.

A Secretaria de Saúde recomenda alguns cuidados que os munícipes devem tomar antes de viajarem para o período de férias. Com antecedência, limpar as calhas das residências; cobrir ou guardar em locais fechados entulhos, restos de obras, pneus, garrafas e demais objetos alojados no quintal; repor a areia nos vasos que estão dentro de casa; retirar ou virar o prato dos vasos que estão no quintal ou jardim; verificar se a caixa d’água está bem tampada.

Também é recomendável baixar a tampa dos vasos sanitários; fechar ralos de pias e chão, assim como os do quintal e áreas de lazer; clorar e cobrir a piscina; deixar a lixeira bem tampada; colocar de boca par abaixo garrafas, vasos e baldes vazios; e recolher as vasilhas de água e comida de animais domésticos.

Casos suspeitos – Em casos de suspeita de dengue, o paciente deve apresentar dois os mais dos seguintes sintomas: febre por até sete dias, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dores musculares, dor nas articulações, prostração, distúrbios alimentares, náuseas, vômitos, diarréia, erupções na pele e dor abdominal.

Nesse caso, o paciente deve ser orientado a se dirigir imediatamente a qualquer uma das unidades de Saúde, inclusive nas Unidades de Saúde da Família, para tratamento.



Logo do Facebook Deixe seu comentário