Autoridades visitam a área reflorestada da represa Rosária

Autoridades visitam a área reflorestada da represa Rosária

Webmaster 03/02/2011 - 23:54
O Coordenador de Administração e Vendas da Mineração Descalvado, Luiz Antonio Pavan, acompanhou o prefeito Luís Antonio Panone e o vice-prefeito Antonio Carlos Reschini (Becão) na visita à área reflorestada da represa Rosária – principal fonte de abastecimento de água da cidade.

O projeto de reflorestamento é fruto de uma parceria envolvendo a Mineração Descalvado, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA). Foram plantadas 12 mil mudas de árvores nativas do Cerrado, numa área total de 7,2 hectares.

Foram plantadas 101 espécies nativas do Cerrado, tais como Amendoim Bravo, Cambará, Córdia, Embauba, Faveiro, Jurubeba, Lixa, Lobeira, Quaresmeiras, Sansão do Campo, Jacarandás, Ipês, Cedro e Jequitibá Rosa, dentre outras.Também foram plantadas árvores frutíferas, como Abiu, Goiabeira, Jenipapo, Pitanga, Pequi, Jambolão, Jaca, Caviúna, Tinguí, Mirindiba, Amora e Uvaia.

Segundo a secretária Patrícia Bortolleto de Falco, responsável pela SEMARH, a idéia da parceria partiu do prefeito Luís Antonio Panone. Em audiência pública, realizada no ano passado, a Mineração Descalvado apresentou um plano de expansão de lavra aos órgãos ambientais e à população descalvadense. No momento em que a palavra foi aberta aos participantes, o prefeito sugeriu que parte da área de reflorestamento - ação mitigadora típica em ações como estas - fosse o entorno da represa. A sugestão foi prontamente aceita pela empresa e elogiada pelo órgão ambiental coordenador da audiência.

Durante a visitação, o vice-prefeito Becão lembrou dos tempos em que ainda era vereador, quando destinou R$ 600 mil para a compra das áreas do entorno da represa.
Satisfeito com o resultado, o prefeito Panone fez questão de agradecer à Mineração Descalvado por ter feito o trabalho de reflorestamento. “Esse era um desejo antigo de toda a população. Um projeto muito importante, de valor inestimável, que certamente trará benefícios para as próximas gerações”.

O chefe do Executivo descalvadense citou outra parceria envolvendo o Poder Público e a mineradora, como o “Vidro é Vida” – que recentemente recebeu da Secretaria de Estado do Meio Ambiente um prêmio reconhecendo as ações do programa Socioambiental, que visa arrecadar embalagens do produto para reciclagem, em troca de fornecimento de cestas básicas para a população.

O coordenador afirmou que a empresa continuará com as parcerias junto à prefeitura. “Pode ter certeza que a Mineração Descalvado vai continuar aberta a outros projetos. Fazemos parte de um grupo que tem responsabilidade ambiental e acreditamos no respaldo dessa administração. É para a gente um orgulho fazer parte desses projetos”, finalizou Pavan.


Logo do Facebook Deixe seu comentário