Assinado convênio para o restauro da Escola Municipal “Coronel Tobias”

Assinado convênio para o restauro da Escola Municipal “Coronel Tobias”

Webmaster 16/02/2011 - 17:07
O antigo prédio de tantas tradições passará por restauro. O prefeito Luís Antonio Panone e a secretária de Educação e Cultura, professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, foram até a sede da Secretaria da Educação, na Capital paulista, para a assinatura do convênio que permitirá o restauro da histórica edificação que abriga a Escola Municipal “Coronel Tobias”. Por ocasião da assinatura do documento, estiveram presentes o governador Geraldo Alckmin e o secretário Herman Voorwald.

Quis o destino que a celebração do convênio se desse nas instalações do lendário colégio “Caetano de Campos” – onde hoje é a sede da Secretaria da Educação -, que formou figuras ilustres, como Sérgio Buarque de Holanda, Francisco Matarazzo, Cecília Meireles e Mário de Andrade. O projeto arquitetônico daquele prédio foi idealizado por Ramos de Azevedo e Antonio Francisco de Paula Souza. “Essa é uma das grandes conquistas da nossa administração”. Assim o chefe do Executivo descalvadense definiu a autorização para o restauro. “Só posso afirmar que estou extremamente feliz com esse convênio, que contou com o empenho da secretária municipal de Educação e Cultura, professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli. Também não posso deixar de enfatizar o apoio decisivo dos deputados Dimas Ramalho [PPS] e Roberto Massafera [PSDB], que fizeram articulações junto ao ex-secretário Paulo Renato e ao então governador José Serra, que foram extremamente sensíveis ao atendimento do nosso pleito. Essa era uma questão de honra para o nosso governo”, afirmou Panone.

Para a secretária professora Rose, foi uma conquista que demandou muita luta, até a assinatura do convênio. Os trabalhos por parte da Secretaria de Educação começaram em 2009, quando foi contratada a conceituada empresa “FormArte Gestão de Projetos Culturais Restauro & Arquitetura” para que fizesse um levantamento das necessidades para a formulação da proposta de intervenção e restauro. Foram tiradas mais de mil fotos do prédio, e elaborado um estudo para a recuperação das dependências.

No diagnóstico, ficou prevista a recuperação do madeiramento, ripamento, revisão do sistema de proteção contra descargas atmosféricas, condutores e calhas; readequação das instalações elétricas, hidráulicas e de logística; escoramento e recuperação das alvenarias; recuperação dos forros e demais ambientes. As telhas, francesas, dificilmente serão recuperadas.

A partir daí, foi necessário mobilizar os professores, alunos, pais e a sociedade como um todo, para que fosse organizado um abaixo-assinado visando sensibilizar as autoridades para a necessidade de promover a reforma do prédio. Em poucos dias foram reunidas mais de 4,5 mil assinaturas.

História - Criado na época da Primeira República, o primeiro grupo escolar de Descalvado foi instituído através de decreto do presidente Bernardino de Campos, em 9 de fevereiro de 1903. O patrono Coronel Rafael Tobias de Oliveira era cidadão rio-clarense, mas descalvadense de coração. Foi comerciante e lutou muito pela Educação em nossa cidade. Chegou a ser eleito vereador por várias legislaturas, e foi agraciado pelo Imperador D. Pedro II com a Comanda da Ordem da Rosa. Rafael Tobias, no entanto, não contemplou a obra que leva o seu nome, pois em 1903 ele já havia falecido.

O prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAT). Em 1996, em virtude da municipalização do ensino, foi cedido ao município. A restauração, sem sombra de dúvida, será um marco na história de Descalvado.



Logo do Facebook Deixe seu comentário