Anteprojeto de Ricci pode tornar obrigatória ‘revisão’ de ar condicionado

Anteprojeto de Ricci pode tornar obrigatória ‘revisão’ de ar condicionado

Webmaster 17/02/2011 - 16:15
Objetivo é coibir males de saúde provocados por climatizadores sem higiene

O vereador Sebastião José Ricci (PP) foi o responsável pelo encaminhamento de Anteprojeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da revisão periódica de aparelhos de ar condicionado nos prédios públicos de grande movimentação.

Em seu pronunciamento na noite desta segunda-feira (14), Ricci explicitou que as alergias respiratórias estão afetando cada vez mais pessoas que trabalham em locais de ambientes fechados.

Ele apresentou estudo publicado na Revista Científica “Enviromental Health Perspectives” que dão conta de que até 60% das pessoas que trabalham ou transitam frequentemente em locais com má qualidade do ar sofrem com problemas no sistema respiratório.

O fenômeno tem se tornado tão comum que a Organização Mundial de Saúde (OMS) o denominou de “Síndrome do Edifício Doente”.

E um dos problemas mais comuns é o sistema de ar condicionado, que apresenta alto grau de contaminação por microorganismos, como fungos e bactérias. A partir do anteprojeto, fica obrigatória a revisão, de forma que todos os climatizadores fiquem em condições adequadas de limpeza, manutenção, operação e controle.

O material foi entregue ao Poder Executivo e para se tornar vigente deve retornar à Câmara sob a forma de Projeto de Lei para votação e posterior aplicação.

Logo do Facebook Deixe seu comentário