Fim do arrastão contra dengue; trabalhos de combate ao mosquito prosseguem

Fim do arrastão contra dengue; trabalhos de combate ao mosquito prosseguem

Webmaster 17/02/2011 - 16:30
O setor de Controle de Vetores, da Secretaria de Saúde, terminou na última quarta-feira (16) o trabalho de visitação às residências, com o objetivo se retirar materiais inservíveis e potenciais criadouros da larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Até o momento a cidade ainda não apresentou nenhum caso da doença.

De acordo com o chefe do setor, Sílvio Donizete Franceschini, 100% do perímetro urbano de Descalvado foi percorrido pelas equipes de limpeza, especialmente contratadas para esse serviço. O material recolhido ocupou 40 caminhões. Nos próximos dias será feito o levantamento de quantas toneladas de material reciclável foram recolhidas.

O combate à dengue, entretanto, não para. Os agentes vão continuar visitando locais como ferros-velhos, oficinas mecânicas, escolas etc. Na quarta-feira, equipes se dirigiram ao cemitério municipal para fazer o serviço de colocação de areias nos vasos. A quantidade de vasos, aliás, impressiona. São aos milhares. Num único túmulo, foram contadas seis unidades.

Muito embora não tenha sido apresentado nenhum caso de dengue, a Secretaria de Saúde estima que o grande teste será quinze dias após o carnaval. “Muitas pessoas viajam para locais em que há epidemia de dengue. Esse grande fluxo de pessoas viajando nos preocupa”, afirmou Sílvio Franceschini.

Outras ações – Dentre outras ações que serão tomadas ao longo do ano, e da rotina de combate à dengue, com a continuidade da visitação às residências e locais de potenciais criadouros da larva, a Secretaria da Saúde está promovendo uma série de apresentações teatrais nas unidades escolares municipais.

Segundo a secretária de Saúde, Márcia Aparecida Bertolucci Pratta, esse trabalho é necessário porque as crianças exercem influência sobre os pais, para que estes continuem vigilantes nos cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue. “É preciso dar continuidade a esse trabalho de não juntar materiais inservíveis”, disse.
A Secretaria da Saúde reforça a recomendação para que os munícipes tenham cuidado antes de viajarem para o período de férias. Com antecedência, limpar as calhas das residências; cobrir ou guardar em locais fechados entulhos, restos de obras, pneus, garrafas e demais objetos alojados no quintal; repor a areia nos vasos que estão dentro de casa; retirar ou virar o prato dos vasos que estão no quintal ou jardim; verificar se a caixa d’água está bem tampada.
Casos suspeitos – Em casos de suspeita de dengue, o paciente deve apresentar dois os mais dos seguintes sintomas: febre por até sete dias, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dores musculares, dor nas articulações, prostração, distúrbios alimentares, náuseas, vômitos, diarréia, erupções na pele e dor abdominal. Nesse caso, o paciente deve ser orientado a se dirigir imediatamente a qualquer uma das unidades de Saúde, inclusive nas USFs, para tratamento.


Logo do Facebook Deixe seu comentário