Secretaria da Saúde promove programa “Saúde na Escola”

Secretaria da Saúde promove programa “Saúde na Escola”

Webmaster 11/03/2011 - 23:23
A Secretaria de Saúde começa no próximo dia 14 de março, no Centro de Saúde “Dr. Vital Brasil”, das 7h às 11h, o programa “Saúde na Escola”, que tem por objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à Saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometam o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O programa conta com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura.

O “Saúde na Escola” consiste na avaliação clínica dos alunos; avaliação nutricional; promoção da alimentação saudável; avaliação oftalmológica em alunos de 1ª a 4ª séries, dentro do projeto “Olha Brasil”; avaliação da saúde, higiene bucal e psicosocial; atualização e controle do calendário vacinal em creches, EMEFs e EMEIs.

O programa também prevê ações voltadas para a redução da morbo-mortalidade (mortes causadas por fatores externos, como violência e acidentes); prevenção e redução do consumo de álcool e drogas, voltados para alunos do ensino fundamental; promoção da saúde sexual e reprodutiva (EMEF); educação permanente em saúde para os funcionários do Magistério e inclusão de temáticas de educação em saúde no projeto pedagógico das escolas.

O início do programa “Saúde na Escola” se dará na creche do Jardim Albertina e contará com uma equipe formada por pediatra, técnico de enfermagem, nutricionista, agente comunitário da Saúde, dentista e auxiliar de consultório odontológico.

Capacitação – A Secretaria de Saúde promove no dia 12 de março um curso de capacitação de aplicação de vacinas BCG -ID destinado aos técnicos e enfermeiros de todas as unidades da Saúde e Santa Casa.

De acordo com a secretária Márcia Aparecida Bertolucci Pratta, o objetivo é capacitar aproximadamente 22 profissionais para a aplicação da vacina BCG por via intradérmica. A vacina é oferecida às crianças de zero a quatro anos, sendo obrigatória para as menores de um ano e com no mínimo dois quilos de peso e em dose única.

Caminhada - Assim como ocorrido no ano passado, a SELT – Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo em parceria com o CODIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, estarão realizando no domingo, 13, um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Homenageando as mulheres, teremos varias atividades no âmbito de educação e orientações médicas, cuidados com a beleza, oficinas de artesanato, entre outras atividades como uma caminhada que terá inicio no Ginásio de Esportes Oswaldo Cardoso a partir das 8h30.

Após essa atividade os organizadores estarão convidando as participantes interessadas para uma sessão de relaxamento nas piscinas do Centro de Lazer do Trabalhador. Para participar somente será necessário trazer trajes de banho.

As atividades estão programadas para terem início às 8h se estendendo até às 13h.

Logo do Facebook Deixe seu comentário