Mudança nas escadas da Igreja Matriz gera polêmica. Veja agora a entrevista com o Padre Al

Mudança nas escadas da Igreja Matriz gera polêmica. Veja agora a entrevista com o Padre Alexander qu

Webmaster 25/03/2011 - 09:22

Por Rodrigo Oliveira


Nossa equipe de Jornalismo esteve na manhã de hoje na Sede Paroquial entrevistando o Padre Alexander Luiz Dezotti para que ele falasse um pouco sobre a reconstrução das escadas da frente da Igreja Nossa Senhora do Belém, nossa Igreja Matriz.

Muito descontraído e seguro o Padre nos afirmou que a reconstrução se fez necessária para preservar um patrimônio religioso e cultural de nossa cidade, visto que a antiga escadaria não foi construída de maneira que impedissem a infiltração de água nas paredes da igreja.

O pároco nos informou ainda que na parte interna da igreja, mais precisamente nas duas salas laterais a entrada principal, as paredes estão com o reboco todo comprometido, inclsuive destruindo a pintura. Nossa equipe pode perceber também que a parede que fica atrás das imagens de Jesus Cristo e de Nossa Senhora, existentes logo na entrada da igreja, estão estragadas devido a umidade.

Ainda segundo o pároco, existia uma “conversa” de que o que motivou a reconstrução teria sido atos de vandalismos, mas o fator primordial foi a preservação do bem maior, que é a própria igreja.

Alexander nos disse que inicialmente existiam dois desenhos, em um deles havia uma rampa de acesso para veículos, assim como existe na Igreja de São Sebastião, mas a escolhida foi a de duas rampas laterais, as quais serão muito usadas por pessoas portadores de deficiência física, e uma escadaria frontal, que será utilizada por todos os demais. Ele salientou ainda que havia uma grande reivindicação por parte das pessoas especiais quanto ao fato de terem o anseio de adentrarem à igreja pela porta da frente, e não pela lateral, reivindicação apontada como justa pelo pároco.

Atualmente a Igreja está passando por uma etapa de restauração interna e o desejo do Padre Alexander é pintá-la por completo em 2012, mas isso não poderia ser feito com as infiltrações provenientes da antiga escadaria.

A atual escadaria vai contar com as mesmas pedras retiradas da escadaria antiga, salvo as que não puderam ser restauradas. Essas pedras vão ser usadas na nova escada em seus degraus e sobre os balaustres das muretas. A nova construção vai contar também com técnicas atuais de prevenção a infiltrações, para que a igreja como um todo não sofra mais danos como os já sofridos.

A intenção do Padre Alexander é que toda a reconstrução da igreja esteja pronta até a Páscoa, uma das datas mais significativas no calendário paroquial da Igreja Católica.

Confira a aparência que a escadaria vai ter. O projeto foi feito pela Rafra Construtora.

 

Veja abaixo algumas fotos da parte interna da Igreja, que foi afetada pela infiltração.

 

Logo do Facebook Deixe seu comentário