Peso da mochila de estudantes preocupa vereador Ricci

Peso da mochila de estudantes preocupa vereador Ricci

Webmaster 30/03/2011 - 16:31
O peso das mochilas dos estudantes da Rede Pública de Ensino passou a ser preocupação do Poder Legislativo, após propositura apresentada pelo vereador Sebastião José Ricci (PP).
Ricci quer que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura adote medida visando disciplinar o excesso de peso nas mochilas escolares. “Esta é uma preocupação dos pais e alunos desde o início do ano letivo e agora passa a ser também do Poder Público. O exagero pode afetar a saúde das crianças e adolescentes”, alerta o parlamentar.

O problema de coluna causado pelo peso da mochila pode provocar dores pelo corpo, dano na curvatura da coluna hipercifose – que deixa a pessoa com aparência corcunda – provocando sérios problemas na fase adulta.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o peso máximo do material escolar não pode ultrapassar 5% do peso da criança de pré-escola e do primeiro ciclo do ensino fundamental. No caso do aluno do segundo ciclo fundamental, este percentual é de 10%.
A reivindicação de Ricci, que dedicou boa parte de seu pronunciamento ao tema na Sessão desta segunda-feira (28), chegou às mãos do Prefeito Municipal, Luís Antonio Panone (PPS), no decorrer da semana.

Logo do Facebook Deixe seu comentário