Vereador Luiz Carlos Viana fala de tragédia no Rio e diz que educação tem que ser reavalia

Vereador Luiz Carlos Viana fala de tragédia no Rio e diz que educação tem que ser reavaliada

Webmaster 14/04/2011 - 08:45
“A tragédia que aconteceu no Rio de Janeiro estava prevista, anunciada. Demorou, mas chegou!”, foi assim que o vereador Luiz Carlos Viana, iniciou sua fala ao fazer uso da tribuna na Reunião Ordinária da última segunda-feira (11).

O vereador lembrou que professores são vítimas de ameaças e agressões por parte de alunos e que há uma lógica perversa por trás dessas ações, que é a promoção de desrespeito aos valores humanos. "Estamos criando uma parcela considerável de cidadãos, composta por adultos despreparados para os problemas, decepções e desafios da vida, incapazes de lidar com os conflitos, dotados de uma delirante certeza de que o mundo lhes deve algo”, comentou o vereador.

Ele lembrou que se Wellington Menezes de Oliveira, que matou 12 estudantes em uma escola em Realengo (RJ) na última quinta-feira (07), não tivesse se suicidado, teria todos os direitos previstos em Lei e as famílias continuariam chorando e lamentando a perda dos entes queridos.

O vereador culpa a mercantilização do ensino que vende diplomas e títulos sem o mínimo interesse pelo “aluno cliente”, cada vez menos exigido e mais enganado. “Para as escolas o boleto vale muito mais que o sucesso e a felicidade do aluno”, disse o vereador.

Luiz Carlos comentou que as escolas públicas não reprovam mais seus alunos, formando analfabetos funcionais só para maquiar as estatísticas do índice de desenvolvimento humano, e dizer que o número de alunos com segundo grau completo cresceu.

Para o vereador o que está faltando é restaurar o respeito e a disciplina no ambiente escolar. “Se tira nota baixa a culpa é do professor, se não tem dinheiro a culpa é do patrão, se usa droga a culpa é dos pais, se furta, rouba ou mata a culpa é do sistema, se colocando no papel de vítima. O opressor somos nós cidadãos de bem que trabalhamos e pagamos impostos”, falou o vereador.

O vereador Luiz Carlos disse ao final que é hora de repensar a educação brasileira, retomando nas escolas e universidades os conceitos de seriedade, responsabilidade, disciplina e estudo de verdade.

Logo do Facebook Deixe seu comentário