Pinho pleiteia programa voltado à população idosa descalvadense

Pinho pleiteia programa voltado à população idosa descalvadense

Webmaster 20/04/2011 - 08:11
O Programa “Futuridade”, do Governo do Estado de São Paulo, no que depender do vereador Luiz Antonio do Pinho (DEM) deverá se tornar realidade também em Descalvado.

Trata-se de um Plano para a pessoa idosa, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, que tem por objetivo a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população idosa paulista.

Segundo informações obtidas por Pinho, foi criado para fazer frente aos desafios do crescente envelhecimento da população.

O “Futuridade” fundamenta-se em normas internacionais e nacionais que versam sobre os direitos do cidadão idoso, entre elas: Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento; Constituição Brasileira, Política Nacional do Idoso; Estatuto do Idoso; Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS; e na Lei nº. 12.548/2007, que estabelece a Política Estadual da Pessoa Idosa no Estado.

Dentre os objetivos estão a promoção de campanhas educativas que dêem visibilidade ao acelerado processo de envelhecimento e às especificidades e necessidades criadas; propiciar a formação permanente de profissionais que atuam junto a este público e estimular a discussão do envelhecimento no espaço escolar, ampliando-o para o ambiente da família e da comunidade.

“A idéia é atuar de forma articulada com Secretarias Estaduais, governos municipais, idosos, família, mídia, universidades, conselhos de cidadania, terceiro setor e sociedade civil, tomando como metas o fortalecimento e a expansão de ações direcionadas à promoção de direitos da pessoa idosa”, explica Pinho.

O vereador fez questão de detalhar o funcionamento do Programa, no intuito de estimular a Municipalidade a viabiliza-lo para os cidadãos descalvadenses.

Segundo disse, o Futuridade atua em dois eixos principais: o fortalecimento das estruturas municipais (incentivando a criação de uma rede de atenção à pessoa idosa) e a criação de projetos na área da Educação, incluindo o tema do envelhecimento no currículo de todas as escolas.

Todos estes argumentos e dados foram devidamente encaminhados a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social local, em busca de esforços no sentido de conveniar Descalvado junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, para a disponibilidade do Programa “Futuridade” na cidade.

Logo do Facebook Deixe seu comentário