Descalvado, 30 de Março de 2020 Busca:   
Câmara Municipal

Pinho pleiteia programa voltado à população idosa descalvadense

20/04/2011

O Programa “Futuridade”, do Governo do Estado de São Paulo, no que depender do vereador Luiz Antonio do Pinho (DEM) deverá se tornar realidade também em Descalvado.

Trata-se de um Plano para a pessoa idosa, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, que tem por objetivo a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população idosa paulista.

Segundo informações obtidas por Pinho, foi criado para fazer frente aos desafios do crescente envelhecimento da população.

O “Futuridade” fundamenta-se em normas internacionais e nacionais que versam sobre os direitos do cidadão idoso, entre elas: Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento; Constituição Brasileira, Política Nacional do Idoso; Estatuto do Idoso; Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS; e na Lei nº. 12.548/2007, que estabelece a Política Estadual da Pessoa Idosa no Estado.

Dentre os objetivos estão a promoção de campanhas educativas que dêem visibilidade ao acelerado processo de envelhecimento e às especificidades e necessidades criadas; propiciar a formação permanente de profissionais que atuam junto a este público e estimular a discussão do envelhecimento no espaço escolar, ampliando-o para o ambiente da família e da comunidade.

“A idéia é atuar de forma articulada com Secretarias Estaduais, governos municipais, idosos, família, mídia, universidades, conselhos de cidadania, terceiro setor e sociedade civil, tomando como metas o fortalecimento e a expansão de ações direcionadas à promoção de direitos da pessoa idosa”, explica Pinho.

O vereador fez questão de detalhar o funcionamento do Programa, no intuito de estimular a Municipalidade a viabiliza-lo para os cidadãos descalvadenses.

Segundo disse, o Futuridade atua em dois eixos principais: o fortalecimento das estruturas municipais (incentivando a criação de uma rede de atenção à pessoa idosa) e a criação de projetos na área da Educação, incluindo o tema do envelhecimento no currículo de todas as escolas.

Todos estes argumentos e dados foram devidamente encaminhados a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social local, em busca de esforços no sentido de conveniar Descalvado junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, para a disponibilidade do Programa “Futuridade” na cidade.

Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados