Descalvado pode ser candidata ao Selo “Casa Azul”

Descalvado pode ser candidata ao Selo “Casa Azul”

Webmaster 28/04/2011 - 11:12
Descalvado poderá ser candidata ao “Selo Casa Azul”, o primeiro sistema brasileiro de classificação de sustentabilidade na construção ambiental. A solicitação foi feita em Plenário pelo vereador Luiz Carlos Viana (PPS).

Na Sessão realizada pelo Legislativo nesta semana, ele requereu ao Prefeito Municipal, Luís Antonio Panone (PPS) e ao Gerente Geral da Caixa Econômica Federal, Luiz Raimundo Velloso, informações sobre o trâmite para que Descalvado possa pleitear tal título.

O Guia de Sustentabilidade do Selo Casa Azul é, justamente da Caixa e foi lançado em junho de 2010 em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A intenção é incentivar o uso racional de recursos naturais na construção de empreendimentos habitacionais, reduzir o custo de manutenção dos edifícios e as despesas mensais de seus usuários, bem como, promover a conscientização de empreendedores e moradores sobre as vantagens das construções sustentáveis.

Conforme Luiz Carlos explicou, o Selo se aplica a todos os tipos de projetos de empreendimentos habitacionais propostos à Caixa para financiamento ou participação em programas de repasse.

Tanto o Poder Público, quanto construtoras, empresas públicas de habitação, cooperativas, associações e entidades representantes de movimentos sociais podem se candidatar a recebê-lo. “Esta iniciativa se soma a outros importantes indutores de produção habitacional com sustentabilidade ambiental adotadas pela Caixa””, afirma Luiz Carlos, que mencionou o uso de madeira legal na construção, o incentivo financeiro para sistemas de aquecimento solar de água e a medição individualizada de gás e água nos prédios dentre as ações que são incentivadas.

Luiz Carlos agora permanece no aguardo das informações e das ações que serão necessárias para que Descalvado torne-se um detentor desta marca.

MÃE DESCALVADENSE - Uma segunda sugestão de Luiz Carlos, que teve trâmite nesta segunda-feira (25), é a criação do programa “Mãe Descalvadense”.
A indicação foi devidamente justificada pelo parlamentar. “Fui procurado por cidadãos que pediram ações governamentais no sentido de oferecer um atendimento satisfatório, na rede pública de saúde, para gestantes e parturientes”, explicou.

Para Luiz Carlos, o período de gestação até o esperado momento do parto requer cuidados extremos.

Por isso, a criação do Programa sugerido pelo vereador, poderá ser capaz de melhorar a qualidade da assistência obstétrica e neonatal às futuras mães descalvadenses.

Logo do Facebook Deixe seu comentário