Dengue: 42 casos notificados; 15 positivos, 5 importados e 10 autóctones na zona rural

Dengue: 42 casos notificados; 15 positivos, 5 importados e 10 autóctones na zona rural

Webmaster 28/04/2011 - 21:45
A Secretaria de Saúde divulgou um balanço dos números da dengue. Até o momento, foram notificados 42 casos, sendo quinze positivos, cinco importados de outras localidade e 10 autóctones – todos os pacientes residentes na zona rural da cidade. Não houve nenhum registro de caso de dengue contraída no perímetro urbano de Descalvado, de acordo com informações do responsável pelo setor de Controle de Vetores Sílvio Donizete Franceschini.

Mesmo com os números considerados positivos, a Secretaria de Saúde entende que o perigo de uma epidemia ainda não passou. Enquanto não entrar o período de estiagem e houver casos nas cidades em que o quadro é mais grave, como Ribeirão Preto e Araraquara, o risco de surgimento de novos casos de dengue em Descalvado ainda persiste, muito embora numa proporção menor do que era esperado para os meses de fevereiro e março.

Os trabalhos de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti continuam. As equipes permanecem visitando os chamados “pontos estratégicos”, como oficinas mecânicas, depósitos de ferro-velho e escolas. “O clima está favorecendo e o número de criadouros vem caindo. É possível que a partir de junho esse número caia ainda mais com a chegada do período de estiagem”, afirmou Silvio Franceschini. Para ele, “até a presente data nosso trabalho tem sido um sucesso”.

Nos primeiros meses de 2011 foi feito um trabalho de visitação às residências – o chamado arrastão -, com o objetivo de retirar materiais inservíveis e potenciais criadouros da larva do Aedes. As equipes de limpeza percorreram 100% do perímetro urbano de Descalvado. O material ocupou 40 caminhões. Só de vidro foram recolhidas duas toneladas, que foram destinadas ao programa socioambiental “Vidro é Vida”. O produto reciclável será trocado por cestas básicas, numa parceria com a Mineração Descalvado, que pertence ao grupo Owens Illinois.

Secretaria da Saúde reforça a recomendação para que os munícipes tenham cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue, como limpar as calhas das residências; cobrir ou guardar em locais fechados entulhos, restos de obras, pneus, garrafas e demais objetos alojados no quintal; repor a areia nos vasos que estão dentro de casa; retirar ou virar o prato dos vasos que estão no quintal ou jardim; verificar se a caixa d’água está bem tampada.

Casos suspeitos – Em casos de suspeita de dengue, o paciente deve apresentar dois os mais dos seguintes sintomas: febre por até sete dias, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dores musculares, dor nas articulações, prostração, distúrbios alimentares, náuseas, vômitos, diarréia, erupções na pele e dor abdominal. Nesse caso, o paciente deve ser orientado a se dirigir imediatamente a qualquer uma das unidades de Saúde, inclusive nas USFs, para tratamento.



Autóctones: aquele que é natural de uma dada região
Logo do Facebook Deixe seu comentário