Pais que fazem alienação parental podem ser punidos criminalmente

Pais que fazem alienação parental podem ser punidos criminalmente

Webmaster 04/05/2011 - 08:42
A Ordem dos Advogados do Brasil (AOB), em Rio Claro, alerta que os pais que fazem alienação parental podem ser punidos criminalmente. Confira o vídeo da EPTV.

Impedir que os antigos parceiros se aproximem dos filhos é mais comum do que se pensa. Em todo o Brasil, são cerca de 20 milhões de filhos de pais separados e metade deles são vítimas do problema, que é quando um dos pais fala mal do outro para o filho na tentativa de prejudicar o relacionamento.

Uma cartilha distribuída pela OAB e o fórum da cidade tem orientações sobre como identificar o problema e as punições previstas na lei, que está em vigor há menos de um ano.

A cartilha explica detalhadamente que atitudes são consideradas como alienação parental. Por exemplo, não comunicar ao outro informações importantes relacionadas à vida do filho, como rendimento escolar, consultas médicas e doenças; tomar algumas decisões sobre o filho sem consulta prévia; controlar excessivamente os horários de visita; não permitir que a criança leve os brinquedos e roupas que mais gosta; criticar a competência profissional e financeira do outro genitor.

A cartilha vai ser distribuída entre professores, pais e estudantes das escolas da cidade. A presidente da Comissão de Direito das Famílias da OAB de Rio Claro, Ana Paula Copriva, diz que a lei permite que os juízes tomem medidas para evitar que os filhos sofram com isso. “Pode ser multado, o horário de vista pode ser ampliado e pode até inverter a guarda e dando ao genitor que tem melhor condições de manter o vínculo da criança com toda a família de uma forma geral”, disse

Logo do Facebook Deixe seu comentário