Descalvado, 14 de Novembro de 2018 Busca:   
Geral

Pais que fazem alienação parental podem ser punidos criminalmente

04/05/2011

A Ordem dos Advogados do Brasil (AOB), em Rio Claro, alerta que os pais que fazem alienação parental podem ser punidos criminalmente. Confira o vídeo da EPTV.

Impedir que os antigos parceiros se aproximem dos filhos é mais comum do que se pensa. Em todo o Brasil, são cerca de 20 milhões de filhos de pais separados e metade deles são vítimas do problema, que é quando um dos pais fala mal do outro para o filho na tentativa de prejudicar o relacionamento.

Uma cartilha distribuída pela OAB e o fórum da cidade tem orientações sobre como identificar o problema e as punições previstas na lei, que está em vigor há menos de um ano.

A cartilha explica detalhadamente que atitudes são consideradas como alienação parental. Por exemplo, não comunicar ao outro informações importantes relacionadas à vida do filho, como rendimento escolar, consultas médicas e doenças; tomar algumas decisões sobre o filho sem consulta prévia; controlar excessivamente os horários de visita; não permitir que a criança leve os brinquedos e roupas que mais gosta; criticar a competência profissional e financeira do outro genitor.

A cartilha vai ser distribuída entre professores, pais e estudantes das escolas da cidade. A presidente da Comissão de Direito das Famílias da OAB de Rio Claro, Ana Paula Copriva, diz que a lei permite que os juízes tomem medidas para evitar que os filhos sofram com isso. “Pode ser multado, o horário de vista pode ser ampliado e pode até inverter a guarda e dando ao genitor que tem melhor condições de manter o vínculo da criança com toda a família de uma forma geral”, disse

Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados