SEEC inicia em 22 de maio o Projeto de Alimentação Escolar “Hora Certa”

SEEC inicia em 22 de maio o Projeto de Alimentação Escolar “Hora Certa”

Webmaster 13/05/2011 - 10:33
A Secretaria de Educação e Cultura implementará, a partir de 22 de maio, o Projeto de Alimentação Escolar “Hora Certa”, destinado aos alunos da rede pública matriculados na educação básica. O projeto – pioneiro em nossa região - prevê a adequação dos horários das refeições, com os objetivos de ampliar a adesão à alimentação escolar, reduzir o desperdício de alimentos, fragmentar a absorção calórica ao longo de três refeições e auxiliar no processo de digestão, proporcionando um maior ganho nutricional e o aumento no desempenho das atividades escolares.

Pesquisas realizadas pela SEEC, entre 2009 e 2011, apontaram para a necessidade de se alterar o horário das refeições a fim de oferecer alimentos certos, na hora certa, levando em consideração o consumo diário variável. O “Hora Certa” chega para corrigir distorções e evitar aumento de patologias associadas à má alimentação, como hipertensão, diabetes e obesidade, e readequar os horários das refeições aos praticados pelas famílias.

Atualmente, os alunos que estudam no período da manhã recebem um lanche às 7h, contendo leite e pão, e uma refeição completa por volta das 9h50. Com o “Hora Certa”, mantém-se o lanche das 7h. Às 9h50 será oferecida uma refeição leve, e a partir das 11h um almoço completo e balanceado. Já à turma da tarde o primeiro alimento será servido às 12h30, com lanche às 15h20 e o jantar a partir das 16h30.

O Projeto “Hora Certa” foi apresentado ao prefeito Luís Antonio Panone, aos vereadores, profissionais do magistério e pais de alunos. De acordo com a secretária de Educação e Cultura, professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, a proposta teve ótima aceitação.

Para o início da implantação do programa foram escolhidas as EMEIs “Dr. Luiz Dias Alvarenga, “Professora Dirce Sartori Serpentino”, “Andrelino Casare”, “Professora Terezinha Machado” e “Renata Salzano Gentil”. A meta é até dezembro implantar e sistematizar o “Hora Certa” em todas as unidades escolares.
Novas diretrizes - Em 2009, o governo federal promulgou a lei 11.947, com novas diretrizes voltadas para a melhoria da merenda escolar, que prevê o fornecimento de alimentos saudáveis às crianças e adolescentes. A proposta é adotar uma dieta balanceada, levando em consideração as necessidades nutricionais de cada faixa etária.


Logo do Facebook Deixe seu comentário