Conselho da Comunidade Negra promove caminhada em homenagem ao 13 de Maio

Conselho da Comunidade Negra promove caminhada em homenagem ao 13 de Maio

Webmaster 13/05/2011 - 23:46
O Conselho Municipal da Comunidade Negra promove sábado (14) uma caminhada em comemoração ao 13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura. O evento começará às 9h, tendo início na Praça de São Benedito em direção ao Jardim Velho. O Grupo Conexsamba encerrará as atividades. Segundo o presidente do Conselho Geraldo Aparecido de Campos a caminhada é um convite à reflexão sobre as demandas da comunidade negra.

No dia 4 de abril foi eleita a diretoria executiva da entidade para o biênio 2011/2012, ficando assim composta: presidente, Geraldo Aparecido de Campos; vice-presidente, Luis Antonio Ribeiro (Takey); 1ª secretária, Márcia Maria de Oliveira Tessarin; 1ª tesoureira, Conceição Aparecida de Campos; 2° tesoureira, Elisabeth da Silva; diretora de eventos, Gláucia Regina do Amaral. Gismar Manoel Mendes e Gaspar Jerônimo de Souza ficaram com o Conselho Deliberativo.

Formado por Geraldo Aparecido de Campos, Luis Antonio Ribeiro, Gismar Manoel Mendes, Gláucia Regina do Amaral, Gaspar Jerônimo de Souza, Elisabeth da Silva, Márcia Maria de Oliveira Tessarin e Conceição Aparecida de Campos, o Conselho foi criado em 20 de novembro de 2010, por Portaria assinada pelo prefeito Luís Antonio Panone, com o intuito para propor diretrizes e delinear as políticas públicas da comunidade negra de nossa cidade, bem como analisar e opinar sobre os projetos voltados ao desenvolvimento e participação desta camada na sociedade.

Compete ao Conselho analisar e opinar sobre planos, programas e projetos voltados ao desenvolvimento da comunidade negra; propor diretrizes para as políticas públicas voltadas ao público alvo; propor e contribuir para a realização de campanhas de informação sobre o combate ao racismo e à discriminação racial; manter intercâmbio com entidade e organizações público e privadas; promover junto às escolas, entidades representativas e organizações sociais e classistas debates e estudos para a conscientização da comunidade negra, dentre outras atribuições.

Por ocasião da formação da Comissão, em novembro do ano passado, o prefeito Panone afirmou que o ato servia “para resgatar uma dívida histórica para com a comunidade negra, posto que a lei que permite a formação do Conselho é de 1995 e até então não havia sido regulamentada. Hoje os Conselhos tem tido um papel importante dentro da administração minha e do Becão. Tanto que temos um espaço físico, a Casa dos Conselhos, por entendermos que são importantes instrumentos de formulação de políticas públicas”, asseverou, na época, o chefe do Executivo.


Logo do Facebook Deixe seu comentário