Prefeitura zera espera no atendimento de procedimentos na Saúde

Prefeitura zera espera no atendimento de procedimentos na Saúde

Webmaster 18/05/2011 - 07:26
A Prefeitura e a Secretaria de Saúde anunciam que não há mais espera para o atendimento de tomografia, cirurgia de catarata, cirurgia geral, audiometria, endocrinologia, reumatologia, cardíaco infantil, dermatologia, holter (registro eletrocardiográfico contínuo) e espirometria (exame do pulmão). O tempo de espera dos procedimentos variava de seis meses a dois anos. Com a agilização dos trabalhos, os pacientes são atendidos em um máximo de trinta dias, sendo que muitos dos exames são marcados para as semanas seguintes.

De acordo com a secretária Márcia Pratta, “diante da grande demanda dos serviços de média e alta complexidades no Sistema Único de Saúde (SUS), a atual administração não tem medido esforços, tanto no município como em outras instâncias, com o objetivo de garantir o atendimento integral e humano dos pacientes, em todos os níveis de complexidade, buscando a agilidade na assistência”.

A secretária afirma que “muitos dos procedimentos para os quais a espera poderia durar de seis meses a dois anos, agora estão sendo feitos dentro dos prazos necessários para um atendimento mais eficaz. Apesar de ter demanda reprimida em alguns casos, nós conseguimos agilizar os exames de endoscopia e ultra-som, com exceção de partes moles, e de pequenas cirurgias, além de consultas de especialidades como neurologia, otorrino, gastro e cardiologia”.

A Secretaria de Saúde informa que ampliou as ações de atenção básica e de determinadas especialidades, sendo que os casos de maior complexidade são encaminhados para outros municípios, como São Carlos, Américo Brasiliense, Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo. “Naturalmente, todos os casos estão sendo analisados e as urgências tem sido atendidas dentro de suas prioridades”. Márcia Pratta, no entanto, revela que ainda há um pouco de dificuldade nos chamados “atendimentos terciários” oferecidos pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Outra boa notícia é que a Prefeitura e a Secretaria de Saúde vão ampliar, a partir do segundo semestre, os testes ergométricos e os exames de mamografia e ultra-som, com a aquisição de novos equipamentos, e aumentar a oferta de consultas com oftalmologistas.

Para o prefeito Luís Antonio Panone, “essas conquistas mostram que nós estamos caminhando firmes com o nosso compromisso de proporcionar uma Saúde de qualidade e mais humana para todos os descalvadenses. Quero cumprimentar os servidores da área da Saúde pelo belo trabalho que todos vem desenvolvendo em nossa cidade”.

Logo do Facebook Deixe seu comentário