Merenda: programa alimentar “Hora Certa” é destaque na EPTV

Merenda: programa alimentar “Hora Certa” é destaque na EPTV

Webmaster 02/06/2011 - 23:51
Os repórteres Elizandra Carelli e Ely Venâncio vieram a Descalvado para conhecer o Projeto de Alimentação Escolar “Hora Certa”. A reportagem foi ao ar na edição de quarta-feira, dentro do quadro “Temperança”, do Jornal da EPTV. Foram entrevistados a secretária de Educação e Cultura professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, as nutricionistas Juliana Schiave e Lara Belli Marineli e alunos matriculados na EMEF “Andrelino Casare”, do Jardim Albertina.

A Prefeitura e a Secretaria de Educação e Cultura implantaram em 22 de maio o Projeto de Alimentação Escolar “Hora Certa”, destinado aos alunos da rede pública matriculados na educação básica. A medida – pioneira em nossa região - prevê a adequação dos horários das refeições, com os objetivos de ampliar a adesão à alimentação escolar, reduzir o desperdício de alimentos, fragmentar a absorção calórica ao longo de três refeições e auxiliar no processo de digestão, proporcionando um maior ganho nutricional e o aumento no desempenho das atividades escolares.

Pesquisas realizadas pela SEEC, entre 2009 e 2011, apontaram para a necessidade de se alterar o horário das refeições a fim de oferecer alimentos certos, na hora certa, levando em consideração o consumo diário variável. O “Hora Certa” chega para corrigir distorções e evitar aumento de patologias associadas à má alimentação, como hipertensão, diabetes e obesidade, e readequar os horários das refeições aos praticados pelas famílias.

Antes, os alunos que estudam no período da manhã recebiam um lanche às 7h, contendo leite e pão, e uma refeição completa por volta das 9h50. Com o “Hora Certa”, mantém-se o lanche das 7h. Às 9h50 é oferecida uma refeição leve, e a partir das 11h um almoço completo e balanceado. Já à turma da tarde o primeiro alimento é servido às 12h30, com lanche às 15h20 e o jantar a partir das 16h30. “Fico feliz em saber que essa nossa proposta de readequar o horário da merenda foi bem aceita pelos alunos, pais e profissionais do magistério. É nossa preocupação, minha e do meu vice-prefeito Becão, proporcionar aos nossos alunos uma alimentação saudável, de qualidade. Quero dar os meus parabéns à professora Rose e a todos os profissionais que atuam na área da Educação por essa iniciativa, elogiada até mesmo pela médica nutróloga doutora Regina Furtado. Sem dúvida, um motivo de orgulho para todos nós”, afirmou o prefeito Luís Antonio Panone.


Logo do Facebook Deixe seu comentário