Descalvado, 14 de Novembro de 2018 Busca:   
Geral

Cinzas de vulcão podem mudar cor da Lua em eclipse desta 4ª

15/06/2011

Nesta quarta-feira, a maior parte das pessoas no planeta poderá assistir a um eclipse lunar diferente dos demais, devido às erupções vulcânicas no Chile. O fenômeno começa no fim da tarde, por volta das 16h20, e se estende até às 23h.

No Brasil, o eclipse, já em sua totalidade, se tornará visível a partir das 17h20, que é o horário em que a Lua nasce. A Terra cobrirá totalmente a Lua por quase duas horas.

De acordo com a agência espacial americana (Nasa), um eclipse lunar ocorre quando a Terra fica alinhada entre o Sol e a Lua, bloqueando os raios de Sol e produzindo uma sombra diferente na Lua. O satélite natural da Terra muda de cor ao se mover ao longo da sombra terrestre, indo da cor laranja à cor vermelho escuro.

Esse fenômeno ocorre, pois, indiretamente, os raios de Sol ainda conseguem passar pela atmosfera terrestre e produzir um brilho na Lua. A atmosfera filtra as luzes de cor azul, deixando somente as cores laranja e vermelho - que pode se tornar vermelho escuro devido a uma recente erupção vulcânica, segundo os cientistas. A geógrafa Edna Maria Esteves, coordenadora do Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), explica que o novo tom de cor ocorre porque "a atmosfera difunde mais a luz e as cinzas interferem no brilho, na luz que atravessa a atmosfera".

Diferentemente de eclipses solares, os lunares são seguros de serem observados a olho nu, sem a necessidade de óculos especiais ou qualquer equipamento.


Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados