Prefeitura e SENAI firmam contrato para formação de novas turmas de pedreiros

Prefeitura e SENAI firmam contrato para formação de novas turmas de pedreiros

Webmaster 16/06/2011 - 20:11
A Prefeitura e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) firmaram contrato na última quinta-feira (16) que prevê a criação de novas 40 vagas, divididas em duas novas turmas, para o curso de formação de pedreiro e assentador. Participaram do ato o prefeito Luís Antonio Panone, o diretor do SENAI “Francisco Matarazzo” Marcio Vieira Marinho; o professor José Antonio Figueiredo de Sousa; e o agente de treinamento Luciano aparecido Casagrande Campaner.

A primeira turma começa a ter aulas já na próxima segunda-feira, nas dependências do setor de Almoxarifado. A iniciativa conta com o apoio das secretarias de Educação e Cultura e de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos. Não haverá nenhum custo para os cofres públicos.

O curso terá 160 horas de duração, com aulas de segundas às sextas-feiras, das 19h às 22h, sob a orientação do chefe de Edificações e Obras Públicas Paulo Sérgio Napoleão. Ao final dos trabalhos, os participantes receberão um certificado de conclusão, com a chancela do SENAI, desde que tenham frequentado 75% das aulas. Em dezembro do ano passado, por ocasião do primeiro curso implantado em Descalvado, foram formados vinte novos profissionais.

Inicialmente, os alunos terão aulas teóricas, como ler e interpretar projetos arquitetônicos; conhecer normas de segurança; construir gabarito; demarcar eixos, colocar linhas e escavar valas; fazer armação de ferro; calcular volume de concreto; executar impermeabilização da fundação; preparar argamassa; e a assentar tijolos comuns.
Os alunos receberão materiais como tijolos, pedra, areia, saibro, blocos e ferramentaria, para a parte prática.
Normalmente, os alunos, após a parte teórica, costumam levantar duas paredes simples – em conformidade com a sistemática do SENAI. O orientador Paulo Sérgio Napoleão, entretanto, planeja erguer uma casa com cinco cômodos, medindo 34,13 metros quadrados, com sala, cozinha, dois dormitórios e um sanitário.

No ato de assinatura do contrato, o chefe do Executivo descalvadense e os representantes da entidade anunciaram que será inaugurado em setembro o Centro Municipal de Formação Profissional “Professor Antonio Anésio Faria Casati”, que oferecerá cursos profissionalizantes de torneiro mecânico, metal mecânica e costura industrial.

De acordo com levantamento feito pela Prefeitura e Secretaria de Educação e Cultura, desde o início da atual administração são entregues, em média, um diploma de curso profissionalizante a cada dois dias. Isso sem contar outros programas sociais, como o premiado “Fuxico de Mulher”, que formou 600 artesãs, o “Costurando Laços”, de formação de costureiras, e o “Complementando Renda Cidadã”, que colocou no mercado de trabalho manicures e pedicures.

Os cursos tem a marca de qualidade do chamado “Sistema S” – composto pelo Senai, Sesc, Senac, Sebrae, Sesi e Senar, dentre outros órgãos -, em parcerias com empresas da iniciativa privada, como a Unicastelo, Prefeitura e demais secretarias municipais.
Foram formados alunos nas áreas de pneumática, hidráulica, marcenaria, eletricista, informática, assistente administrativo (em parceria com o Instituto Paula Souza) e de empreendedorismo. Em alguns casos, os alunos receberam uma bolsa de estudos no valor de R$ 330,00, sendo R$ 120,00 para o transporte, e alimentação.

“A nossa administração, minha e do meu vice-prefeito Antonio Carlos Reschini, o Becão, sempre ouviu dos munícipes que era necessário investir na formação de nossos jovens e adultos, a partir do oferecimento de cursos profissionalizantes. Nós levamos essa proposta tão a sério que criamos a Seção de Escolas e Cursos Técnicos Profissionalizantes, brilhantemente conduzida por Maria Elizabeth Bianchi Lopes. Temos que destacar também o trabalho que vem sendo feito pela secretária de Educação e Cultura professora Rosinês Gabrielli”, afirmou o prefeito Panone.

Despedida – O ato de assinatura do contrato foi marcado pela despedida do professor José Antonio Figueiredo de Sousa, que obteve promoção e será transferido para a unidade do SENAI no bairro da Mooca, em São Paulo. Em seu lugar assume o professor Marcio Vieira Marinho.

“Quero agradecer ao professor Figueiredo pelas parcerias. Ele foi muito importante nesse nosso projeto de promover qualificação profissional aos cidadãos descalvadenses. Desejo a ele muitas felicidades nessa nova etapa profissional. E ao professor Marinho desejamos boas vindas, e manifestamos nosso desejo de continuarmos parceiros do SENAI”, finalizou Panone.



Logo do Facebook Deixe seu comentário