Perimetral será interditada para colocação de vigas na ponte do Bela Vista

Perimetral será interditada para colocação de vigas na ponte do Bela Vista

Webmaster 21/06/2011 - 16:14
A Prefeitura e a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos informam que na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, a Avenida Perimetral ficará interditada no trecho entre as ruas 15 de Novembro e Coronel Rafael Tobias em virtude da colocação das vigas de sustentação na ponte que está sendo construída no Jardim Bela Vista. Cada uma das três vigas pesa 32 toneladas, o que exigirá um guindaste para ergue-las.

Ponte - Em fevereiro de 2010, a SPDOSP identificou um problema estrutural no local que servia de passagem para pedestres e veículos, na Rua Roque Francisco. Antes que a estrutura cedesse de uma vez por todas, colocando em risco a vida dos transeuntes, a SPDOSP decidiu interditar a área.

A partir de então, o local foi sinalizado e tambores de concreto impediam a passagem de moradores e veículos. Para dificultar ainda mais a travessia, a Secretaria de Obras ordenou que toda a terra, asfalto e entulhos fossem retirados do local. Máquinas e operários trabalharam, ao logo de um ano, apenas para evitar que o barranco desmoronasse.

Concomitantemente, iniciou-se o processo licitatório para a contratação de empresa especializada na elaboração de projeto estrutural e de serviços de topografia. Com base nos estudos de engenharia, ficou decidido que seria necessária a construção de uma ponte de concreto sobre o Córrego da Prata. No final do ano passado, os vereadores destinaram as sobras do orçamento do Legislativo, do exercício de 2010, para a construção da estrutura. A empresa vencedora do processo de licitação foi a Engenharia e Comércio Bandeirantes, da cidade de São Carlos. A obra está orçada em R$ 598.936,75.

Segundo o secretário de Obras, Edner Tortella, naquele espaço nunca existiu uma ponte propriamente dita. O local sempre foi precário. “Não houve dimensionamento do peso existente sobre aquela construção. Como resultado, as vigas de sustentação estavam totalmente tortas. Se nós não tomássemos as providências necessárias, interditando o local, colocaríamos a vida das pessoas em risco. Além do mais, se a estrutura ruísse de vez, o custo das obras de reparo seria muito maior. Não é bom ver o dinheiro público escorrer pela água da chuva”, afirmou Tortella.


Logo do Facebook Deixe seu comentário