Descalvado, 13 de Novembro de 2018 Busca:   
Esporte

Mano rejuvenesce Seleção com início de trabalho semelhante a Dunga

29/06/2011

Mano Menezes assumiu a Seleção Brasileira com o compromisso de renovação do trabalho de Dunga e colocará em campo para a sua primeira competição oficial um grupo rejuvenescido em três anos e sete meses em relação ao elenco que disputou a Copa do Mundo da África do Sul. O início da renovação é semelhante ao trabalho de Dunga entre 2006 e 2007.

Os jogadores que encerraram a campanha fracassada nas quartas de final da última Copa tinham uma média de idade de 29 anos e três meses, a maior do Mundial. Para a Copa América, o número caiu para 25 anos e oito meses, número quase que similar aos 25 anos e seis meses da conquista do torneio em 2007.

Na ocasião, o Brasil também vinha de uma criticada campanha em Copa do Mundo em 2006 e Dunga assumiu o cargo com o mesmo desafio de renovação de Mano. Não pôde contar com Ronaldinho, Júlio César e Kaká e repetiu apenas cinco jogadores que estiveram na Alemanha no ano anterior.

No início de seu trabalho, Mano foi mais radical e, em sua primeira convocação, a queda na média de idade foi brusca, para 23 anos. Aos poucos, o treinador voltou a chamar peças da base montada por Dunga e iniciou uma mescla que deve ser a marca de seu trabalho até a Copa do Mundo de 2014.

"Eu fiz a escolha dos 23 jogadores que vão à Copa América pensando momentaneamente que eles são os 23 jogadores que devem estar na competição. Por motivos variados, mas sempre com um objetivo único de ir construindo uma Seleção Brasileira capaz de chegar num momento mais importante muito bem preparada e capaz de conquistar um Mundial. A copa América é uma etapa importante do projeto", explica Mano.

Seu time titular ideal comporta os dois jogadores mais velhos do elenco (Lúcio e Júlio César), mas tem em sua principal figura o segundo mais novo: Neymar. Ao todo, são nove repetições em relação a 2010, sendo seis titulares: Júlio César, Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva, Ramires e Robinho. Os outros três jogadores que completam a lista são: Maicon, Luisão e Elano.

Base

O processo de renovação de Dunga, no entanto, sofreu mudanças até a Copa do Mundo e apenas nove jogadores campeões da Copa América foram à África do Sul. Mano tenta formar a base já para a Copa de 2014, mas a história mostra que os nomes ainda podem mudar bastante.


Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados