Conferência Municipal de Saúde prega o fortalecimento do SUS

Conferência Municipal de Saúde prega o fortalecimento do SUS

Webmaster 30/06/2011 - 00:02
O fortalecimento das ações e serviços prestados à população pelo SUS (Sistema Único de Saúde) foi um dos pontos abordados na abertura da 3ª Conferência Municipal de Saúde, que teve início na noite de terça-feira (28), na sede do Clube Acalanto. A Conferência é iniciativa da Prefeitura e Secretaria de Saúde.

O evento contou com a presença do prefeito Luís Antonio Panone, da primeira-dama Jose Panone, da secretária de Saúde Márcia Aparecida Bertolucci Pratta, do promotor de Justiça Alexandre de Andrade Pereira, do vereador Gilson dos Santos Rodrigues, da presidente da comissão organizadora da Conferência Nair Hypólito de Gaspari, da representante da diretora da Delegacia Regional de Saúde Vera Dib Zambon, do provedor da Santa Casa José Ramalho Gabrielli Júnior, do ex-secretário de Saúde Edinir Salvador Sápia e da coordenadora do Distrito Sul da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto Rute Aparecida Casas Garcia - a palestrante da noite.

Ao abrir a Conferência, Nair de Gaspari afirmou que “ações como essa faz o atendimento pelo SUS avançar cada vez mais no atendimento do nosso povo. O SUS é um patrimônio dos brasileiros. Alguns poderão dizer que não vão ao SUS, mas ele está em toda a parte, como na vigilância sanitária, epidemiológica, nas campanhas de vacinação, na saúde da mulher e do idoso. Enfim, está na vida de todos, em todas as faixas etárias”.

Em seguida o doutor Sápia fez uma defesa apaixonada do Sistema Único de Saúde. Do alto dos seus 56 anos de vida profissional, ele traçou um panorama da saúde desde os tempos do Inamps – organismo que prestava precária assistência médica à população, antes do SUS - criado pela Constituição de 1988. “Eu peguei uma fase muito difícil, vi muita humilhação em hospitais. Mães com crianças no colo em busca de atendimento, enfrentando filas enormes. Então o SUS foi criado há 21 anos e as coisas melhoraram”.

Sápia contou que após o convite feito pelo prefeito Panone para assumir a Pasta da Saúde, ele estudou o funcionamento do Sistema e foi se inteirando sobre o funcionamento do SUS. “Eu fiz pós-graduação na Europa, e posso afirmar que eu não vi um sistema tão organizado quanto esse. Está bom? Não, mas é muito melhor do que era antigamente”. Para o médico, ações como a Conferência é que vão “definir a saúde do povo brasileiro. É com isso que o SUS vai ser alicerçado. O SUS não pode acabar”.

A secretária Márcia Pratta anunciou o que será discutido nos dois dias de Conferência, “como a relação entre os convênios público e privado; controle social do SUS; a participação da comunidade; a gestão do trabalho; e sobre os princípios que baseiam o SUS”. Para a secretária de Saúde, a realização de auditorias é necessária, “porque quando contratamos serviços, eles precisam ser acompanhados”.

O prefeito Panone discorreu sobre as dificuldades e conquistas na área da saúde desde o início da atual administração, em janeiro de 2009. “Falar sobre o SUS nas três esferas de atuação – federal, estadual e municipal – enseja uma reflexão sobre os desafios e avanços que temos experimentado”.

“Se formos falar dos desafios, é preciso lembrar que até hoje a emenda 29 não foi regulamentada. Temos assistido uma distribuição perversa dos tributos arrecadados, com a União ficando com a maior parcela dos recursos, enquanto que os municípios ficam com a menor fatia do bolo tributário. Por isso nós, prefeitos, marchamos à Brasília, clamando pela regulamentação da emenda. Porque na hora de colocar dinheiro na saúde, o município arca com 15% das despesas correntes líquidas. Essa obrigação não existe para o presidente e nem para o governador”, afirmou o chefe do Executivo descalvadense.

Com relação aos avanços na área da saúde, Panone creditou aos funcionários as conquistas da atual administração. “Antes, a grade de medicamentos continha 101 itens. Hoje são distribuídos, pela rede municipal, 528 tipos de medicamentos entre atenção básica, especialidades, manipulados, farmácia popular e de alto custo. São aproximadamente 630 pacientes atendidos por dia, num total de 12,6 mil atendimentos mensais. Por mês são distribuídos 346 mil comprimidos; 4.710 frascos, 1.140 ampolas e 52.920 psicotrópicos”, disse o prefeito.

Ainda no campo das melhorias na área da saúde, Panone anunciou a construção de mais duas Unidades de Saúde da Família, no Bosque do Tamanduá e Morada do Sol, e do programa “Espera Zero”, que praticamente acabou com a fila para a realização de exames e procedimentos, como tomografia, cirurgia de catarata, audiometria, reumatologia, atendimento cardíaco infantil, dermatologia, holter e espirometria. “Não era mais possível ficar esperando dois, três anos na fila”. O prefeito também discorreu sobre a implantação dos plantões noturnos nas USFs e no Centro Odontológico.

Antes de acompanhar a palestra da doutora Rute Casas Garcia, Panone revelou que está negociando para a vinda de uma unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) nas instalações do Pronto Socorro e a transferência do CEME (Centro Municipal de Especialidades) para o antigo NASM (Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher). As instalações do NAICA (Núcleo de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente) cederão lugar para o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que permitirá aos pacientes serem atendidos em Descalvado.

Logo do Facebook Deixe seu comentário