Novo exame vai agilizar o diagnóstico da meningite

Novo exame vai agilizar o diagnóstico da meningite

Webmaster 07/07/2011 - 07:54
Um novo tipo de exame vai agilizar o diagnóstico da meningite. Em poucas horas será possível ter o resultado e, além de facilitar tratamento, o método é mais preciso e pode ajudar no controle principalmente de surtos, evitando que a doença se espalhe.

Em média, a meningite é diagnosticada em até 48 horas, mas na prática nem sempre isso acontece.

Com o novo exame, o resultado deve sair em até três horas, o que traz várias vantagens. Uma delas é a precisão. O Instituto Adolfo Lutz será responsável pelo exame.

A bióloga do laboratório em Campinas, Eneida Gonçalves Lemes Marques, diz que o Ministério da Saúde tinha dificuldades em identificar a bactéria que causa a meningite. Problema que não vai existir com esse novo método. “Não precisa de uma bactéria viva, porque a gente vai trabalhar com fragmento de DNA. Ele pega uma pequena quantidade de bactéria. Com 10 células você já conhece identificar qual a bactéria que está lá”, disse.

A doença

A meningite é a inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Os sintomas são febre, dor de cabeça, náusea e vômito e muitas vezes eles se confundem com outras doenças, como a dengue. A meningite é causada tanto por vírus como bactérias. O exame será usado principalmente em casos de surtos. “Como a meningite é transmitida por via respiratória, a gente precisa fazer um bloqueio desses comunicantes muito rápido. Nestes casos a gente vai ajudar a Vigilância Epidemiológica a fazer esse bloqueio em tempo”, destacou a bióloga.

O exame tradicional vai continuar sendo feito normalmente. O novo método será implantado gradativamente nos laboratórios regionais do Instituto Adolfo Lutz. As Vigilâncias Epidemiológicas devem solicitar o exame, quando necessário.

É importante lembrar que a prevenção é fundamental. Crianças com até dois anos de idade devem ser vacinadas contra meningite tipo "C". A vacina está disponível, de graça, em todos os postos de saúde.

Logo do Facebook Deixe seu comentário