Coronel Jackson garante 3ª Cia da Polícia Militar em Descalvado

Coronel Jackson garante 3ª Cia da Polícia Militar em Descalvado

Webmaster 07/07/2011 - 14:23
O Tenente Coronel Jackson Justus, comandante do 38º BPM-I – Batalhão de Policia Militar do Interior sediado em São Carlos, do qual Descalvado faz parte, esteve no município na última terça-feira, 05, participando de uma reunião promovida pelo CONSEG (Conselho Municipal de Segurança Pública), ocasião em que esclareceu que a 3ª Companhia da Polícia Militar local não será transformada em Pelotão, pelo menos, pelos próximos anos.

A reunião, ocorrida na Casa dos Conselhos, foi idealizada pelos membros do CONSEG – que tem hoje como presidente o advogado Dr. Gismar Manoel Mendes -, depois de fortes comentários na cidade, inclusive com repercussão na Câmara Municipal, de que Descalvado perderia a 3ª Companhia, passando a corporação militar para o status de Pelotão, o que ‘de acordo com o boato’, resultaria na perda de efetivo, pelo menos nove homens.

Conforme explanou o Cel. Jackson, a 3ª Cia será mantida e as indagações das autoridades locais até lhe causaram surpresa, uma vez que mudanças deste tipo não estão previstas para acontecerem neste momento. “Existe, é verdade, um estudo em andamento por parte do Comando da Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo de uma reestruturação no sistema, visando, por exemplo, o aumento de efetivo nas cidades paulistas. Isso se daria com a junção de companhias, que passariam em tese, a ter um número maior de policiais. Mas não há de imediato essa intenção e esse é um estudo para daqui quatro ou cinco anos e que depende de muitos fatores, inclusive de eleições, troca de Governo, etc”, explicou o Comandante do 38º Batalhão da PM.

A mudança de Companhia para Pelotão foi discutida na reunião do CONSEG e, se por ventura isso viesse acontecer em Descalvado, explicou o Cel. Jackson que na prática não teríamos mais o Capitão da PM, que é quem comanda a Companhia pois, o Pelotão é gerido por um Tenente e, com relação ao efetivo policial propriamente dito, não haveria grandes perdas pois para funcionar, este tipo de unidade deve contar com 31 homens (hoje, por conta de licenças e aposentadorias, a PM conta com 27 policiais na ativa).

Embora a pauta principal da reunião tenha sido o “boato infundando”, outras questões afetas à segurança pública foram discutidas, como por exemplo, a volta da ROCAM (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas) e mais diretamente a recomposição do número de Policiais Militares para o município que, como citado acima, a Cia conta atualmente com apenas 27 homens.

O Cel. Jackson Justus firmou compromisso de fazer gestões junto ao Comando da PM para que até o final deste ano, mais quatro policiais sejam destacados para o município.

Embora a reunião tenha sido esclarecedora, o CONSEG, através de seus membros, afirmou que irá viabilizar agenda também com o Comandante-geral, Cel PM Álvaro Batista Camilo, de Ribeirão Preto e o próprio Comando da PM do Estado, visando se não a solução, ao menos, a minimização dos problemas afetos à segurança pública de Descalvado. Para isso, contarão com o apoio e todas as intervenções necessárias por parte do Poder Executivo, através do Prefeito Luís Antônio Panone e do vice, Antônio Carlos Reschini, o Becão.

Estiveram presentes à reunião além do Cel. Jackson, também o 1º Tenente da PM Rooney Lima; os membros do CONSEG – Dr. Gismar Manoel Mendes, Regina Célia Gonçalves de Mattos, Gelson Ruiz, Paulo Tavelini, Luís Cerqueira, Reginaldo Moreno e Farah Jorge. Representando o Poder Executivo, esteve participando o Secretário Municipal de Finanças, Wilson Scatolini; além dos vereadores Gilson dos Santos Rodrigues, Sebastião José Ricci, Luís Antônio do Pinho e Geraldo Magela Izeppe.

Logo do Facebook Deixe seu comentário