Descalvado, 08 de Abril de 2020 Busca:   
Câmara Municipal

Destino adequado do óleo é objetivo do vereador Luiz Carlos

13/07/2011

Com propositura que apresentou nesta semana aos seus pares no Poder Legislativo descalvadense, o vereador Luiz Carlos Viana (PPS) está objetivando a destinação adequada do óleo que é produzido no Município.

Ele solicita ao Chefe do Poder Executivo, Luís Antonio Panone (PPS), a possibilidade da implantação de tambores para a coleta de óleo.

Luiz Carlos lembrou, inclusive, da Lei Municipal nº 2805, datada de 2007, que justamente instituiu o Programa Municipal de Coleta e Destinação de Gorduras e Óleos Vegetais.

O óleo jogado no lixo ou no ralo da pia, segundo disse, entope o encanamento, impermeabiliza fossas sépticas, contamina rios e lençóis freáticos, coloca em risco a vida aquática e compromete a alimentação humana.

A ideia, conforme ressaltou Luiz Carlos, é que o óleo armazenado em garrafas PET seja levado a um dos postos de reciclagem, depois tratado e utilizado na produção de biodiesel, tintas, vernizes e sabão, por exemplo. “Esta é também uma forma de gerar trabalho e renda”, diz.

Ele acredita que a disponibilização dos tambores em locais determinados pela Municipalidade facilitaria o descarte e a coleta do óleo de cozinha. “Estou buscando informações sobre quais são os planos e projetos desenvolvidos pela Prefeitura tendo por fim viabilizar o cumprimento da Lei 2805”, explica.

Atualmente no Brasil são consumidos nove bilhões de litros de óleo de cozinha por ano e apenas 2,5% deste total são reciclados.


Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados