Máquina varredoura já propicia maior limpeza das vias públicas

Máquina varredoura já propicia maior limpeza das vias públicas

Webmaster 14/07/2011 - 00:31
Desde a última semana está em funcionamento a máquina varredoura adquirida pela Prefeitura e a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos para o serviço de limpeza das vias e logradouros públicos. Adquirida para facilitar e otimizar o trabalho dos servidores da limpeza pública, o investimento foi de R$ 60,5 mil - recursos próprios - , e os resultados obtidos já nos primeiros dias, têm comprovado a eficácia do equipamento.

Adotada em cidades de médio e grande porte, a máquina varre as vias urbanas por meio de um movimento de rotação realizado por suas escovas. Uma rampa inclinada que vai da superfície do chão até o depósito de detritos, guia a sujeira que é atirada pela escova rotativa. Para que a varredoura não levante poeira, enquanto as escovas trabalham, a máquina molha o asfalto.

Num primeiro momento a máquina operou em forma de teste, uma vez que há a necessidade da adaptação das escovas ao melhor nível das ruas, mas, já na quarta-feira desta semana, a varredoura operava de maneira uniforme. O seu operador, o funcionário Antônio Aparecido da Cruz, esteve na terça-feira, 12, pela manhã, na cidade de Santa Cruz das Palmeiras, aperfeiçoando o manejo do equipamento.

O Secretário de Obras, Engº. Edner Tortella, explicou que “a máquina possui dois reservatórios: um para a água, com capacidade de 700 litros, e outro para a sujeira recolhida, com capacidade de 1 metro cúbico”. Segundo Tortella, a máquina irá operar em regiões menos movimentadas, destacadamente nos bairros, pois para realizar a limpeza, não deve haver carros estacionados junto aos meio-fios.

Um outro grande ganho com a máquina varredoura é o fato dela absorver, além da sujeira, a terra que se acumula nas guias. Ainda em fase de testes, a máquina varredoura esteve na rua José Ferreira, quando os moradores da citada via puderam acompanhar os trabalhos. De acordo com a família Giacomelli, por exemplo, “além de promover uma excelente limpeza, de representar economia de tempo e serviço, também colabora com o meio ambiente, porque o material recolhido pela máquina, no caso, as folhas que neste período estão caindo em grande escala, podem ser reutilizadas em processos de compostagem e servirem como adubo orgânico”, destacou Sílvio Giacomelli.

Para o prefeito Luís Antônio Panone e também o vice, Antônio Carlos Reschini – que esteve acompanhando os serviços, “a máquina varredora de ruas demonstra a preocupação do município em melhorar os serviços prestados à população. Como a área urbana de Descalvado não pára de crescer, é importante acompanhar esse crescimento, ampliando os serviços de limpeza das ruas”.

O cronograma da varredoura, de acordo com a Secretaria de Obras tem início no bairro Jardim Ricardo César, Cidade Nova, Parque Universitário, Morada do Sol, Alto da Boa Vista, Tamanduá, Recanto dos Ypês, Georgina Lefcadito Álvares, Parque Milênio, São Cristóvão, Portal dos Coqueiros, e assim sucessivamente.

A proposta a partir do funcionamento da máquina é a de que os funcionários que antes atuavam nos bairros atendidos, sejam remanejados para outras localidades, como o centro e adjacências.


Logo do Facebook Deixe seu comentário