Conheça os homenageados pela Câmara Municipal com a “Medalha Amigos do Esporte”

Conheça os homenageados pela Câmara Municipal com a “Medalha Amigos do Esporte”

Webmaster 18/07/2011 - 11:49
No último de 14 a Câmara Municipal, através de um projeto do Vereador Sebastião José Ricci homenageou alguns ilustres cidadãos de Descalvado com a “Medalha Amigos do Esporte”. O projeto do Vereador Ricci tem como objetivo, mostrar o reconhecimento merecido, por parte do poder público, para com essas pessoas que foram peças fundamentais na promoção do esporte em nossa cidade.

Os homenageados dessa segunda edição do projeto foram no passado pessoas fundamentais para o Futebol. Confira abaixo uma breve biografia dos homenageados.

Antonio Caramuri

Principal responsável pela existência e a participação da Fazenda Santa Margarida F.C. em eventos esportivos, onde foi admirada e respeitada por seus adversários. Lembrar da “Ronha” é lembrar-se do Antonio Caramuri, carinhosamente tratado como Comprade Tonim. Sua dedicação e seus gritos de incentivo para os jogadores serão inesquecíveis por muito tempo.

Braz Antonio Favaretto


Foi atleta exemplar e um polivalente no futebol ao criar a A.A. Internacional, que por muitos anos foi o caminho para os jovens descalvadenses iniciarem a carreira de futebolistas. Sua equipe era tão representativa que foi escolhida para representar o CERD em competições regionais, onde sagrou-se campeã por várias vezes.

Geraldo Theodoro


Amante do esporte na zona rural, principalmente na Fazenda Santa Amélia onde reside, Geraldinho como é carinhosamente conhecido, com sua dedicação e zelo tem garantido o lazer para muitos jovens, inclusive zelando por um dos poucos campos de futebol que ainda existem na zona rural.

João Sebastião Bertolino


Para os amigos, João Procópio, gostava de jogar e formar equipes, sendo o Nacional F.C. a mais tradicional dirigida por ele. Procópio formava sua equipe com os amigos do dia a dia, o que facilitava os seus contatos para os compromissos nos finais de semana e feriados, principalmente com partidas disputadas na zonal rural. O tempo passou e sua participação ficou anotada como exemplo no esporte descalvadense.

Jerônimo Severino


Seu nome foi unanimidade pela escolha. Jerônimo, pai de grandes atletas que defenderam e ainda defendem a nossa cidade em várias modalidades esportivas, foi responsável pelo primeiro campo de futebol construído no Bairro Santa Cruz, numa área doada pelo sr. José Fregonezi, que na época era conhecido como campo dos eucaliptos, palco de grandes tardes esportivas revividas até pouco anos atrás.

João Batista Otaviani


O Dinhão de São Sebastião. Por suas mãos passaram não só os jovens e atletas do Bairro, mas também de toda cidade num período em que o campo de areia do E.C. São Sebastião era o único a oferecer opção para a prática do futebol. Contava com o apoio na direção do clube, os srs. Deolindo Zaffalon, Geraldo Marchetti e João Conejo, todos de saudosa memória. Sua dedicação no passado deixou marcas de exemplo na história do clube.

José Gilmar Fanhani


Menino da roça iniciou cedo sua contribuição para o futebol na zona rural. Sempre acompanhado do Padrinho Pedrinho Brum, Gilmar dedicava seu tempo à equipe da Fazenda Santana, possuidora na época de um dos melhores campos de futebol do Município, que repentinamente se transformou num pomar de laranjas. Teve participação valiosa na implantação do futebol feminino em nossa cidade, que contou no início com jogadoras da zona rural.

Sebastião Catalde Bronine


Como jogador, foi atleta do Santa Margarida F.C. nos tempos do sr. Antonio Caramuri, para, posteriormente assumir e manter viva a equipe do Santa Etelvina F.C., após os falecimentos dos Srs. Neco Delgado e Niquinho Costa, que muito se dedicaram para estas duas equipes na época passada. Ainda nos dia de hoje, o Tião Bronine é visto nos campos de futebol auxiliando amigos em eventos esportivos.


A biografia de cada homenageado foi fornecida pelo Vereador Sebastião José Ricci



Irineu Bernardo


Figura folclórica nos meios futebolísticos. Irineu era, até pouco tempo, o “homem dos sete instrumentos” como se diz na gíria. Responsável, treinador, mantenedor e às vezes juiz de futebol na ausência de um “corajoso”. A tradição da equipe do Agrindus F.C. dos tempos do Sr. Luiz Marcos, formada na sua maioria pelos seus filhos, Irineu, com sua dedicação, destacou o nome da Fazenda Agrindus em competições amistosas e de campeonatos.


Jairo Manoel de Assis


Quando se inicia uma população e um bairro, junto se inicia a formação de uma equipe de futebol. Com Jairo não foi diferente, assumiu de imediato a responsabilidade pela equipe do Jardim Albertina, convocando dalí os seus atletas para as disputas de campeonatos. Pintor de profissão, nos finais de tarde para os treinamentos num pequeno espaço que existia na Vila e nos finais de semana na direção da equipe, Jairo trocava seus apetrechos de pintura pelos materiais esportivos na busca de lazer para os jovens.


José Romanelli


Fiel “escudeiro” dos saudosos Avelino Paludetti e José Colucci no Bairro do Butiá. Zé Romanelli era responsável e também jogador da equipe do Butiá F.C., que sempre se fez presente nos campeonato, desde os disputados no antigo campo de pólo. Mesmo trabalhando em outra propriedade dispunha de tempo para a manutenção de uma equipe de futebol.


José Maria Melky

Como atleta jogou pela A.A. Internacional e integrou a equipe do CERD, embora desde sua juventude era promotor e responsável pela realização de eventos esportivos, principalmente Futebol de Salão no período noturno. Como incentivador, foi o principal responsável pela formação da equipe vitoriosa do CERD, quando conquistou o título da terceira divisão de profissionais, até hoje lembrado pelos esportistas descalvadenses.


Pedro Fernando Brum



Jogou em várias equipes da zona rural e da cidade sempre se deslocando, muitas vezes a cavalo, para cumprir seus compromissos. Comandou por muitos anos o joguinho de bola nas proximidades de sua propriedade, principalmente no Sitio Areia Branca. Anos mais tarde, com apoio de José Gilmar Fanhani garantiu por muito tempo a tradição domingueira na Fazenda Santana. O tio ou padrinho Pedrinho como é carinhosamente chamado pelos mais próximos, auxiliou e acompanhou o sucesso do futebol feminino em nossa cidade.


Pedro de Mattos


Na Fazenda Bela Aliança de propriedade do saudoso Nilsão Dituri, grande esportista da época, Pedro de Mattos organizou e realizou vários embates futebolísticos no mini-campo de grama da fazenda, que era tratado como quadra de futebol de salão, hoje conhecido como futebol “socite”. Tanto na fazenda onde era administrador como também no Horto Florestal da Aurora, onde existia um campo de futebol, o “seu” Pedro se destacou como incentivador do esporte na zona rural. Nos dias de hoje, ao lado de sua esposa, pratica atividades esportivas no Grupo da Terceira Idade.

Logo do Facebook Deixe seu comentário