Secretaria de Saúde promoveu capacitações visando a humanização do atendimento à população

Secretaria de Saúde promoveu capacitações visando a humanização do atendimento à população

Webmaster 22/07/2011 - 10:43
Desde o início do mês de julho, médicos ginecologistas e obstetras, pediatras, enfermeiros, terapeuta ocupacional, técnicos de enfermagem, escriturários e gestores das unidades de saúde, agentes comunitários de saúde e ainda, funcionários da Santa Casa e do Pronto Socorro Municipal, bem como alunos da Unicastelo e de cursos técnicos de enfermagem, num total de 150 profissionais, estiveram participando de capacitações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, visando a humanização do atendimento da população assistida pela rede municipal.

A primeira delas aconteceu nas dependências da Câmara Municipal, no dia 07 de julho, sob o tema “Diretrizes Clínicas de Atendimento na Rede Básica do Pré-Natal”, e contou com a presença de 25 profissionais os quais puderam desenvolver ações de promoção, prevenção e assistência à saúde de gestantes e recém-nascidos, assegurando dessa maneira a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento do pré-natal, do parto e puerpério do recém-nascido.

“A assistência humanizada, segura e adequada à gestante e ao recém-nascido conduz à redução das taxas de morbimortalidade materna e neonatal, além de propiciar condições de vida mais saudáveis para a mãe e bebê”, destacou a Secretária de Saúde, Márcia Ap. Bertolucci Prata.

No dia 15 de julho, nas instalações do Centro Cultural Profa. ‘Maria Aparecida Fioroni Kastein’, 45 servidores (escriturários e gestores das USF’s) participaram da capacitação “Acolhimento”, ferramenta esta de escuta qualificada, postura cidadã e humanizada dispensada a todo paciente que procura as unidades de saúde. O ‘acolhimento’ – cujo próprio nome já diz, acolher -, está relacionado tanto com a atitude individual de cada profissional de saúde, como também na reorganização do processo de trabalho, de forma a facilitar a escuta dos pacientes e a resolução de seus problemas.

A atividade foi realizada pela equipe de Educação Permanente da Secretaria de Saúde, quando os participantes puderam colocar suas dificuldades para realizar um bom acolhimento e, posteriormente, traçar estratégias para resolução.

“É da equipe de saúde e de cada profissional a responsabilidade de dar uma resposta positiva à necessidade de cada paciente”, disse a secretária Márcia, ao finalizar a atividade junto aos servidores.

Por fim, durante a última terça-feira, 19, cerca de 80 profissionais participaram de atividade visando a capacitação para o ‘Teste do Pezinho’, exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê e que tem a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças que podem ser evitadas, se tratadas precocemente.

O curso é importante, uma vez que Descalvado é uma das poucas cidades do Estado, a realizar o Teste do Pezinho Mais, que detecta, além de quatro doenças do Teste Básico (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística), mais outras seis doenças (deficiência de G-6-PD, galactosemia, leucinose, deficiência de biotinidase, hiperplasia adrenal congênita e toxoplasmose congênita).

“Temos investido muito na capacitação de nossos profissionais, pois esta também é uma prerrogativa de governo do Prefeito Panone que me solicitou, desde quando assumi a Secretaria de Saúde, que promovêssemos o melhor atendimento à nossa população”, destacou Márcia.

Logo do Facebook Deixe seu comentário