Praça de Exercícios do Idoso já está sendo implantada

Praça de Exercícios do Idoso já está sendo implantada

Webmaster 22/07/2011 - 11:25
O prefeito Luís Antônio Panone e a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Joselisa Paschoal Panone, estiveram durante a semana conferindo a ‘Praça de Exercícios do Idoso’, que está sendo instalada na Praça do Descobrimento, atrás do Centro Cultural “Maria Aparecida Fioroni Kastein” (FEPASA).

A Praça de Exercícios do Idoso foi criada pelo Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), com o principal objetivo de prevenir quedas. Visa minimizar as mudanças que ocorrem no organismo durante o processo de envelhecimento e que facilitam a ocorrência de quedas acidentais, como fraqueza muscular de membros inferiores, alterações do equilíbrio, diminuição dos reflexos e alterações da marcha.

Para a sua implantação no município, o convênio foi assinado em dezembro do ano passado, em São Paulo, na sede do FUSSESP e após todos os trâmites necessários, a Praça vai tomando forma. Ao município coube ceder a área e agora deverá promover a sua manutenção, bem como a dos aparelhos; enquanto o governo estadual arcou com os custos de construção.

De acordo com a Secretária Jôse, o programa conta com aparelhos para prática de exercícios físicos, produzidos com madeira tratada, que permitem a realização de atividades sem acompanhamento de um especialista. “A prática desses exercícios contribui para a melhoria do equilíbrio e da marcha dos idosos, além de fortalecer a musculatura proximal de membros inferiores, a melhora da amplitude articular e o aumento da flexibilidade muscular”, explicou.

A Praça de Exercícios do Idoso conta com seis estações com placas autoexplicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção. O projeto inclui Estação Barras Paralelas, que facilita a marcha e melhora o equilíbrio; Estação Senta-Levanta, que fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento, além da Estação Rampa-Escada, que aumenta a independência para atividades da vida diária e facilita o deslocamento.

Conta ainda com a Estação Ergometria, que melhora e mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas; a Estação Placa Giratória, que melhora a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço e a Estação Escada para Dedos, que melhora a mobilidade dos ombros e a extensão do braço. Os aparelhos e toda infra-estrutura são montados com eucalipto tratado e receberam consultoria do médico Egídio Lima Dórea, do Hospital Universitário da USP.

Para a o prefeito Panone, além dos benefícios físicos, a iniciativa também reflete no aspecto social dos idosos. “A Praça do Idoso foi projetada para possibilitar que pessoas da terceira idade pratiquem exercícios para fortalecer a musculatura, evitando assim quedas e fraturas, que atualmente são a maior causa de internação entre as pessoas com mais de 65 anos. Mas os benefícios não se restringem à parte física. Além de reduzir os riscos de quedas e melhorar as condições de saúde dos idosos a Praça de Exercícios também ajudará a incentivar e promover o contato social entre as pessoas da terceira idade”, destacou

Apesar das estações já estarem montadas, de acordo com a Secretária Jôse, o local ainda receberá finalizações como a colocação de pedriscos, alambrado e outros serviços menores.


Logo do Facebook Deixe seu comentário