Descalvado, 09 de Abril de 2020 Busca:   
Câmara Municipal

Proposta de Luiz Carlos pode mudar comportamento de pedestres

27/07/2011

Programa “Travessia Preferencial” foi levado à Câmara Municipal pelo vereador

O vereador Luiz Carlos Viana (PPS) apresentou aos seus pares na Sessão desta segunda-feira (25) o Programa “Travessia Preferencial”. O assunto foi oficializado na pauta de trabalhos com a propositura nº 344.

O objetivo de Luiz Carlos é estimular uma mudança de comportamento, tanto dos pedestres quanto dos condutores, tornando efetiva a norma contida no Código de Trânsito Brasileiro, a qual dá prioridade para os pedestres na travessia de ruas e avenidas.

“Infelizmente este é um comportamento que ainda não é concretizado na maioria das cidades do Brasil e fatalmente também demorará a ser incorporada no dia a dia de nossa cidade, porque sem nenhuma orientação eficiente aos pedestres e condutores, não há meios para que esta mudança se efetive”, diz.

Brasília, capital do Distrito Federal, é um case de sucesso neste segmento. As campanhas de segurança no trânsito foram tão efetivas que mesmo nas principais avenidas, a preferência dos pedestres é uma realidade: estando sobre a faixa basta que levantem uma mão e realizam a travessia.

Tendo em vista fatos como este foi que o vereador solicitou ao Prefeito Luís Antonio Panone (PPS) a execução do que denominou “Programa de Travessia Preferencial”.

Com ele, a Municipalidade deverá elaborar campanhas periódicas com a finalidade de orientar os pedestres e os condutores de veículos. A proposta ainda será analisada na Prefeitura Municipal para que ganhe viabilidade.

IPTU – A atuação de Luiz Carlos foi além e, ainda nesta 25ª Sessão Ordinária, o parlamentar propôs ao Executivo estudos a fim de conceder benefícios tributários (como desconto no IPTU) para os cidadãos que adotarem medidas sustentáveis ao construírem ou reformarem seus imóveis.

Luiz Carlos buscou inspiração na cidade de São Vicente, litoral do Estado, onde a proposta já é realidade. “Acredito que é de extrema importância a criação de mecanismos de estímulo a práticas sustentáveis na área da construção civil, com o intuito de promover ações que beneficiem o meio ambiente”, opina.

O desconto pode ser aplicado conforme diversos critérios sustentáveis, como a utilização de tijolos e materiais ecológicos, tecnologias que ajudam na redução do consumo de água (captação de água da chuva) e de energia elétrica.




Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados