“Costurando Laços” forma a primeira turma de costureiras

“Costurando Laços” forma a primeira turma de costureiras

Webmaster 03/08/2011 - 23:01
Um grupo de nove mulheres recebeu o diploma de capacitação profissional de costureiras especializadas em lingeries como parte do programa “Costurando Laços”, oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade, presidido pela secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, primeira-dama Jose Panone.

O curso teve duração de sete meses e as aulas foram ministradas pela professora Ana Carolina dos Santos.
Os objetivos do “Costurando Laços” são o de contribuir para a diminuição do desemprego; motivar a busca de melhores condições de vida junto às participantes; oferecer a possibilidade de se obter uma renda alternativa por meio da costura de lingerie, elevando a auto-estima das alunas, socializando-as, a fim de que se percebam como membros úteis à sociedade e sintam-se à vontade para transformar a realidade em que vivem.
As peças fabricadas serão disponibilizadas na Casa do Artesão, na rua Coronel Whitaker, 846. As costureiras ficarão com 70% da renda e o restante será revertido ao Fundo Social de Solidariedade, para a reposição de materiais e continuidade do projeto. Também está prevista a comercialização dos produtos em domicílio.
As alunas receberam orientação sobre o funcionamento e utilização das máquinas de costura; capacitação para o uso correto de moldes, corte e alinhavo; oficinas sobre cooperação, solidariedade, produção e mercado; e produção e geração de renda.
A cerimônia ocorreu nas dependências do no Centro Comunitário “Alberto Sundfeld”, no bairro Santa Cruz. As alunas receberam o diploma das mãos do prefeito Luís Antonio Panone e de secretários municipais que foram prestigiar a festa das formandas. Algumas peças foram expostas, e surpreenderam a todos pelo bom gosto, pela qualidade e delicadeza.

A coordenadora do Plimec Conceição Aparecida de Campos (Conchita) felicitou as alunas e disse que “esse projeto tem futuro, porque as pessoas que estão aqui tem vontade de aprender”.

O prefeito Panone discorreu sobre os projetos sociais que estão em andamento, particularmente aqueles que desenvolve as habilidades manuais das alunas. “Desde 2009 nós estamos investindo na formação profissional. O primeiro projeto, premiado nacionalmente, foi o “Fuxico de Mulher”, que já formou 600 artesãs, que aprenderam as técnicas de produção de peças artesanais em tricô, crochê, “macramé”, fuxico, pintura em tecido, madeira e tela, “biscuit”, costura, bordado ponto-cruz e vagonite”, disse o chefe do Executivo.

Panone informou às alunas que em setembro deverá ter início o curso de costura industrial, como parte do projeto “EstimAção”. “Já são 93 mulheres inscritas. Na semana passada, a Jose esteve em almoço com a primeira-dama Lu Alckmin, mulher do governador Geraldo Alckmin. Na reunião, Lu Alckmin reafirmou aquilo que nós já sabíamos: faltam 40 mil costureiras industriais no estado de São Paulo. Por isso nós fomos buscar parceria com o governo e o Fundo Social de Solidariedade para a implantação do projeto “EstimAção”, revelou o prefeito.

De acordo com o prefeito, foram adquiridas máquinas de costura de última geração destinadas ao curso de formação de costureiras, para a confecção de roupas para cães e gatos. “É preciso dar oportunidades de trabalho e formar mão-de-obra especializada. Não é dar cheques, ou pagar a conta de luz, mas dar oportunidades para que todos possam ter uma melhora na renda familiar”, asseverou Panone.

Receberam o diploma, e um kit contendo moldes, as alunas Rosângela Xavier, Sueli Capassi, Olivia do Nascimento, Inês Francisca da Silva Henrique, Maria Gonçalves, Izilda Novaes, Isabel Martelli, Rosângela Xavier e Irene Aparecida Landgraff Hipólito.

Logo do Facebook Deixe seu comentário