Descalvado vai vacinar contra raiva cães e gatos em setembro

Descalvado vai vacinar contra raiva cães e gatos em setembro

Webmaster 08/08/2011 - 10:57
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento André Fernandes informa que Descalvado vai promover a vacinação de cães e gatos contra raiva no mês de setembro, seguindo o cronograma preestabelecido pela SEAPA.

“A última vez que vacinamos cães e gatos foi em 2009. Eu acho muito temeroso promover a vacinação somente em 2011, porque se abre uma perigosa janela imunológica. Diferentemente de outras vacinas, a antirrábica tem que ser ministrada anualmente. Por isso vamos seguir o cronograma preestabelecido. Nós não vamos correr nenhum risco”, afirmou o secretário.

Isso porque a Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Coordenadoria de Controle de Doenças do Instituto Pasteur, enviou circular aos diretores de grupos de vigilância epidemiológica informando que “em virtude de eventos diversos ocorridos com a vacina contra raiva canina e felina em 2010, o Ministério da Saúde definiu junto ao laboratório responsável pelo fornecimento da vacina (TECPAR) a realização de novas análises laboratoriais no imnunobiológico produzido, além de ensaio clínico, previamente à sua utilização em campo”. Portanto haverá atraso no cronograma de entrega previsto, inviabilizando a vacinação em cães e gatos no mês de setembro nos municípios paulistas.

Dada a importância da imunização de cães e gatos como medida de controle da raiva humana, o MS estabeleceu áreas de maior risco representadas pelos estados que apresentaram casos de raiva canina ou humana (por variante canina) nos últimos três anos: MA, CE, PE, PA, PI, RN, PB, BA, AL, SE e MS. Estes estados vão receber a vacina conforme o cronograma ainda a ser definido.

Ainda segundo o secretário André Fernandes, Descalvado irá adquirir as vacinas antirrábicas com recursos próprios. Já está em curso o processo licitatório para a compra do produto. São dez mil unidades, a preço médio de R$ 3,00, totalizando R$ 30 mil.

Logo do Facebook Deixe seu comentário