Incêndios vêm ocorrendo regularmente em nossa cidade

Incêndios vêm ocorrendo regularmente em nossa cidade

Webmaster 16/08/2011 - 17:09

Por Rodrigo Oliveira

Diversos focos de incêndio vêm ocorrendo em Descalvado todos os dias nessas últimas semanas, porém o que mais preocupa a todos é o fato de que em sua grande maioria, há indícios de que o fogo não tenha sido mero acidente.

Ontem (15) um incêndio de grandes proporções consumiu com uma grande parte da vegetação nativa existente nas proximidades da “cava funda”, local onde ocorre disputas de MotoCross. Especificamente nesse incêndio, o fogo se iniciou em uma plantação de cana de açúcar e rapidamente se alastrou pela mata. Nada que estava no caminho do fogo foi poupado, cercas, árvores e uma grande parte do cerrado vou destruído.

Na semana passada um incêndio destruiu parte da área de reflorestamento do entorno da Represa do Rosário, e também nesse, existem indícios de que a origem do fogo tenha sido um ato imprudente humano.

Uma grande parte do lixo existente na área de transbordo, localizado às margens da SP-215 está queimando desde sábado (13) e por mais que os funcionários da Prefeitura tenham tentado extinguir o fogo, o mesmo persiste. “Diversos caminhões de água foram jogados sobre o lixo para apagar o fogo, mas como o calor é grande, a água se evapora antes de chegar no chão”, complementa um funcionário.

Legislação precisa ser feita

Infelizmente vemos quase que diariamente terrenos, montes de lixo e outros entulhos em chamas pela cidade, e o que mais nos preocupa é que quase em sua totalidade, o fogo foi iniciado por alguém que “imagina” estar limpando o ambiente, porém além de degradar o solo, ele está poluindo o ar, atrapalhando o ecossistema e gerando mais poluição.

Talvez seja o momento de se criar uma legislação que puna essas pessoas que iniciam o incêndio, mesmo aquelas pessoas que o fazem em sua casa. Caso em nosso município já exista tal legislação, que seja cumprida.

Logo do Facebook Deixe seu comentário