Descalvado, 09 de Abril de 2020 Busca:   
Câmara Municipal

Luiz Carlos volta a cobrar fiscalização de torres de telefonia

17/08/2011

Um assunto tem reincidido em meio à atuação parlamentar do vereador Luiz Carlos Viana (PPS): os problemas de saúde que podem ser ocasionados pelas torres transmissoras de telefonia celular.

“A instalação de torres em todo o País e em nosso Município vêm trazendo preocupações à população”, afirmou.

Luiz Carlos tem pesquisado o tema e, inúmeras vezes, já levou ao Plenário “Mário Joaquim Filla” estudos que evidenciam tal fato e os riscos oferecidos.

Ele destacou tese de doutorado apresentada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a qual dá conta de que há fortes evidências entre mortes por câncer e localização de antenas na cidade de Belo Horizonte.

Segundo detalhou, a pesquisa constatou que mais de 80% das pessoas que morreram de câncer relacionado à radiação eletromagnética (emitida pelos celulares) moravam a cerca de 500 metros de alguma antena.

Inclusive, conforme ressaltou o vereador, a própria mídia vem divulgando informações que apontam que a exposição contínua pode acarretar sintomas como a síndrome de micro-ondas, fadiga ocular, problemas auditivos, depressão, envelhecimento acelerado de certas funções, dores de cabeça, dentre outros.

Por este motivo, mais uma vez, na segunda-feira (15), o parlamentar solicitou à Secretaria Municipal de Saúde, informações, através da Vigilância Sanitária, referentes à fiscalização das antenas.

“A preocupação é a garantia contra riscos potenciais que, de acordo com o estado atual do conhecimento, ainda não podem ser identificados. Este princípio afirma que na ausência da certeza científica formal, a existência de um risco de um dano sério ou irreversível requer a implementação de medidas que possam prever este dano”, disse Luiz Carlos citando informações da Conferência Rio 92.

A Secretaria Estadual de Saúde já mostrou atenção ao problema. É neste contexto que o parlamentar pediu as informações à Secretária de Saúde Municipal, Márcia Aparecida Bertolucci Prata.

Dentre outras coisas, ele pede informações acerca de quais orientações vem sendo recebidas de órgãos superiores e da forma como o Centro de Vigilância Sanitária vem se posicionando quanto à proliferação de antenas de celular na cidade.


Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados