Descalvado, 07 de Abril de 2020 Busca:   
Câmara Municipal

Anteprojeto de Luiz Carlos busca reconhecimento local da Linguagem Brasileira de Sinais

17/08/2011

O vereador Luiz Carlos Viana (PPS) é autor de anteprojeto de lei que autoriza o Executivo a reconhecer oficialmente a linguagem gestual codificada na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), no Município de Descalvado, como meio de comunicação objetiva e de uso corrente.

Utilizada por deficientes auditivos, segundo explicou o vereador, as linguagens de sinais não são universais, visto que possuem sua própria estrutura de país para país e diferem até mesmo de uma região para outra, dependendo da cultura.

No Brasil, por exemplo, estão garantidas formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação e de utilização corrente das comunidades surdas do país. “Para muitas pessoas, está é a única forma de comunicação com o mundo”, diz Luiz Carlos.

Por isso, é preciso conhecer esta linguagem. “Para melhor nos inteirarmos dessa realidade é interessante que procuremos aprender esta linguagem. A Libras não é apenas uma medida paliativa para se estabelecer algum tipo de comunicação com os deficientes auditivos, mas é uma língua natural, como qualquer outra”, explica.

A Libras possui estruturas sintáticas, semânticas e morfológicas. Sua diferença básica é que também utiliza a imagem corporal como expressão.

Com este reconhecimento oficial previsto no anteprojeto elaborado por Luiz Carlos, poderão ocorrer implicações como o provimento das repartições públicas com intérpretes da língua de sinais.


Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados