Anteprojeto de Luiz Carlos busca reconhecimento local da Linguagem Brasileira de Sinais

Anteprojeto de Luiz Carlos busca reconhecimento local da Linguagem Brasileira de Sinais

Webmaster 17/08/2011 - 15:35
O vereador Luiz Carlos Viana (PPS) é autor de anteprojeto de lei que autoriza o Executivo a reconhecer oficialmente a linguagem gestual codificada na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), no Município de Descalvado, como meio de comunicação objetiva e de uso corrente.

Utilizada por deficientes auditivos, segundo explicou o vereador, as linguagens de sinais não são universais, visto que possuem sua própria estrutura de país para país e diferem até mesmo de uma região para outra, dependendo da cultura.

No Brasil, por exemplo, estão garantidas formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação e de utilização corrente das comunidades surdas do país. “Para muitas pessoas, está é a única forma de comunicação com o mundo”, diz Luiz Carlos.

Por isso, é preciso conhecer esta linguagem. “Para melhor nos inteirarmos dessa realidade é interessante que procuremos aprender esta linguagem. A Libras não é apenas uma medida paliativa para se estabelecer algum tipo de comunicação com os deficientes auditivos, mas é uma língua natural, como qualquer outra”, explica.

A Libras possui estruturas sintáticas, semânticas e morfológicas. Sua diferença básica é que também utiliza a imagem corporal como expressão.

Com este reconhecimento oficial previsto no anteprojeto elaborado por Luiz Carlos, poderão ocorrer implicações como o provimento das repartições públicas com intérpretes da língua de sinais.

Logo do Facebook Deixe seu comentário