Pirassununga: 13º RC Mec comemora Dia do Soldado com homenagens

Pirassununga: 13º RC Mec comemora Dia do Soldado com homenagens

Webmaster 26/08/2011 - 08:43
Na manhã desta quinta-feira, dia 25 de agosto, foi comemorado o Dia do Soldado e por isso, o 13ª Regimento de Cavalaria Mecanizada – RCMec promoveu um evento especial para Despedida de Militares do Regimento que irão para a Missão das Nações Unidas no Haiti e para receber o Pelotão Arcanjo que permaneceu por seis meses na missão de Pacificação do Complexo do Alemão e Penha, na cidade do Rio de Janeiro.

A formatura aconteceu na Praça Central Conselheiro Antonio Prado – Centro de Pirassununga.

O Dia do Soldado tem como finalidade comemorar o aniversário de nascimento do Patrono do Exército – Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Houve no evento a entrega de condecorações e de diplomas de “Colaborador Emérito do Exército”, Diploma de Praça Mais Distinta, Melhor Atirador Combatente e Combatente de Melhor Aptidão Física.

Força de Paz da ONU – HAITI
Desde junho de 2004, o Conselho de Segurança da Nações Unidas decidiu estabelecer a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), por considerar que a situação no Haiti constituía ameaça para a paz internacional e a segurança na região.

O efetivo autorizado para o contingente militar é de 6.700 homens, oriundos dos seguintes países contribuintes: Argentina, Benin, Bolívia, Brasil, Canadá, Chade, Chile, Croácia, França, Jordânia, Nepal, Paraguai, Peru, Portugal, Turquia e Uruguai.

Atualmente, cerca de 2000 homens do Exército brasileiro integram este contingente militar. A partir do próximo mês de setembro, cerca de 90 homens do 13° R C Mec estarão partindo para mais uma missão de paz naquele país. Integram o efetivo do regimento militares de Pirassununga, Porto Ferreira, Descalvado, Itápolis e São Carlos.

O regimento presta a homenagem a estes soldados que partem para o cumprimento de tão nobre missão.

Força de Pacificação
Desde novembro de 2010, uma Força de Pacificação foi Instalada no Complexo do Alemão/Penha, cidade do Rio de Janeiro, na denominada Operação ARCANJO.

Num período de 3 meses, um pelotão do regimento esteve integrando o contingente da força de pacificação que encontrava-se sob o comando da 11ª Brigada de Infantaria Leve.

Terminada a missão, nesta oportunidade, o 13° R C Mec apresenta os cumprimentos aos integrantes da Força de Pacificação pelo desempenho apresentado na capital carioca.

Logo do Facebook Deixe seu comentário