Pinho pede a divulgação da lista de pacientes que aguardam exames

Pinho pede a divulgação da lista de pacientes que aguardam exames

Webmaster 02/09/2011 - 09:54
Na segunda-feira (29), o vereador Luís Antonio do Pinho (DEM) sugeriu à Secretaria Municipal de Saúde a divulgação da listagem de pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública de Descalvado.

Para ele, a transparência nas ações torna-se cada vez mais uma tendência na Administração Pública, motivo pelo qual sua propositura é válida. “A participação popular no Poder Público Municipal é muito evidente”, diz.

Pinho lembrou que, recentemente, a Secretaria de Saúde divulgou o Espera Zero, o que significou que alguns procedimentos e cirurgias tinham zerado a sua espera. “Apesar da boa notícia, nós vereadores somos frequentemente abordados e informados de uma realidade diferente”, explicou Pinho.

Neste sentido, para que haja uma informação única foi que Pinho solicitou a divulgação das listagens.

A ideia é que tal procedimento se dê por meio eletrônico e com acesso irrestrito, bem como, nas unidades de saúde do Município. A publicação deverá ainda garantir o direito de privacidade do paciente, sendo divulgado apenas o número do Cartão do SUS.

Pinho indicou que sejam informadas a data de solicitação da consulta, do exame ou da intervenção cirúrgica; aviso do tempo médio previsto para atendimento aos inscritos; relação dos inscritos habilitados para o respectivo exame, consulta ou procedimento cirúrgico e relação dos pacientes já atendidos.

Todas as unidades de saúde do Município ficariam responsáveis por tornar pública, a cada mês, a quantidade de pacientes atendidos, a movimentação do número de inscrições das listagens e a situação atual de cada paciente.

À proposta, que tramitou na Câmara sob o nº 415, caberá análise da Secretaria de Saúde e do Chefe do Poder Executivo, Luís Antonio Panone (PPS).

Logo do Facebook Deixe seu comentário