Anteprojeto de Lei pode criar política antibullying em Descalvado

Anteprojeto de Lei pode criar política antibullying em Descalvado

Webmaster 02/09/2011 - 10:06
O vereador Luiz Carlos Viana (PPS) apresentou no Plenário do Legislativo descalvadense, um anteprojeto de lei que dispõe sobre a criação de uma política antibullying nas instituições de ensino locais.

Bullying é o termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, executadas dentro de uma relação desigual de poder.

“Este é um problema mundial, podendo ocorrer praticamente em qualquer contexto, seja na escola, no trabalho ou na família”, afirma Luiz Carlos.

Segundo elucidou, há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência de bullying entre seus alunos ou até desconhecerem o problema, visto que esse tipo de agressão, geralmente, acontece em área onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente.

“Crianças e adolescentes que sofrem com isso, podem se tornar adultos com sentimentos negativos e de baixa auto-estima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo”, detalhou Luiz Carlos.

O Anteprojeto de Lei que apresentou, segundo disse, tem o intuito de preservar as crianças e jovens descalvadenses da molestação física e psicológica nas escolas.

Dentre outras coisas, as ocorrências de bullying devem ser registradas pela escola, em livro ata, com data, hora, tipo de agressividade, indicação do nome do agressor e agredido e as providências tomadas pela instituição.

Conforme a proposta, para fins de incentivo a esta política, o Município de Descalvado poderá contar com o apoio da sociedade civil e especialistas, deverá realizar seminários, palestras e debates, no sentido de orientar pais, alunos e professores.

Logo do Facebook Deixe seu comentário