Royal Canin do Brasil comemora 1000 dias sem acidentes de trabalho

Royal Canin do Brasil comemora 1000 dias sem acidentes de trabalho

Webmaster 06/09/2011 - 10:08

A subsidiária brasileira, também pertencente ao Grupo MARS, comemora nesta data mais uma marca alcançada

A Royal Canin do Brasil comemora no dia 06 de setembro de 2011 1000 dias sem acidentes de trabalho em sua unidade localizada em Descalvado (SP). O feito se deve às atitudes conscientes adotadas pelos associados norteadas por políticas e estratégias de segurança implementadas pela empresa.

Em 2008, foi adotado pela empresa um novo conceito de segurança e saúde, que destaca a importância da aquisição e uso correto de novos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e de ferramentas importantes para garantir que as atividades executadas ocorram com segurança nas instalações da Royal Canin do Brasil.

Este novo conceito começa com treinamento: todos os associados e prestadores de serviços ao ingressar na Royal Canin do Brasil passam por integração onde são abordados assuntos diversos, dentre eles, a Segurança do Trabalho. Além disso, periodicamente são realizadas atualizações sobre o tema através de treinamentos frequência.

Dentre estas ferramentas, também destacam-se as LTRs (Liberações de Trabalhos com Risco), e o sistema de bloqueio LOTO (Lock out Tag out), que são procedimentos utilizados na realização de atividades do dia a dia que envolvam riscos à saúde e segurança dos envolvidos. Destaque-se que todas estas ferramentas estão em acordo e cumprem as exigências das NRs (Normas Regulamentadoras), do Ministério do Trabalho.

“As LTRs são de fácil compreensão, trazendo dicas de como realizar com segurança trabalhos em altura, dentro de um silo e outros locais considerados como espaço confinado, bem como em outras atividades como corte a quente, esmerilhamentos, bloqueios elétricos, pneumáticos e hidráulicos em máquinas e equipamentos”, ressalta o técnico em segurança no trabalho da empresa, Antonio Dalbencio Junior.

A empresa conta com um sistema de bloqueio através de sensores controlados por PLC (Controlador Lógico Programado), onde todos os equipamentos e suas partes móveis estão ligados e a qualquer intervenção os mesmos param de funcionar automaticamente.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA tem um papel importante na Royal Canin do Brasil para identificação dos riscos ambientais, elaboração do processo e divulgação das Normas Regulamentadoras. “Sua ação é desenvolver atividades voltadas para a prevenção de doenças, acidentes de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores”, afirma Junior.

Conforto e proteção

Além dos EPI´s obrigatórios como luvas, óculos, capacete com abafador e botina de segurança, que ficam retidos na mesma para evitar contaminação são adotados EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) no ambiente de trabalho para proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aos processos produtivos, como proteção das partes móveis de máquinas, sensores, guarda-corpos e patamares (pisos de ferro que substituíam as escadas marinheiros) para oferecer maior segurança nos trabalhos realizados nos pisos acima do solo.

Os uniformes dos associados da produção são trocados diariamente, possuem o nome de cada usuário, são lavados em uma lavanderia específica e guardados em gavetas individuais. “Alguns uniformes, como os dos eletricistas, são específicos contendo tecido anti-chama. A botina possui uma biqueira especial de composite, que protege o impacto de peças contra os dedos e pés, é isolante e não conduz eletricidade”, completa Junior.

Em relação à saúde da audição, a empresa também realiza um controle de medição de ruído, e a maior parte dos seus equipamentos externos são dotados de materiais isolantes para evitar que o mesmo ultrapasse a suas divisas causando incômodo não só aos associados como à população vizinha à fábrica.

“Só conseguimos esse mérito de 1000 dias sem acidentes com o empenho de todos que reconhecem os benefícios que a segurança traz para o colaborador e para a sua família. A Royal Canin e o Grupo Mars não medem esforços, por isso a conquista destes 1000 dias sem acidentes para nós é um marco histórico”, afirma Junior.

Ações de prevenção

Gabriel Ferreira, gerente de engenharia, há 13 anos na empresa, afirma com satisfação este feito devido o desenvolvimento gradativo dos equipamentos de segurança e das medidas tomadas nas áreas mecânica e elétrica. Outro ponto de destaque é o livre arbítrio dos associados ou prestadores de serviço em escolher pela realização ou não de um trabalho, caso ele se sinta em risco.

“Nenhuma atividade se inicia sem uma avaliação inicial do local e do trabalho a ser executado de acordo com a LTR”, diz Ferreira, que ainda ressalta a importância do banco de dados que mantém o controle de todos os colaboradores: “O Grupo Mars e a Royal Canin do Brasil conseguem realizar um trabalho eficaz na prevenção de acidentes, pois temos o controle de todos os incidentes que acontecem em qualquer fábrica do grupo no mundo”, comenta o gerente de engenharia.

Além de ser importante a manutenção dos equipamentos e os treinamentos, o uso correto traz segurança ao colaborador. A empresa dispõe de equipamentos ergonômicos, que carregam e levantam as caixas com produtos, o que evita o esforço pelos associados.

“A empresa tem uma preocupação muito grande relacionada à nossa saúde, sempre estamos participando de campanhas sobre vacinações e passamos por diversos exames no decorrer da nossa vida laboral.”, argumenta Rocsandro Santos da produção.

Brigada de Emergência

Mais uma conquista em segurança de trabalho é a equipada e preparada brigada de emergência dentro da Royal Canin do Brasil, contando com 41 brigadistas, todos treinados em funções específicas para conter desde princípios de incêndio até atender primeiros socorros. A média de tempo desta equipe para atender uma ocorrência é de 10 minutos. No último simulado, quatro minutos foi o tempo para a retirada de uma pessoa de dentro de um dos silos de matéria prima e ser levada de maca até a entrada da empresa para aguardar a chegada da equipe de emergência do Corpo de Bombeiros.

“O Corpo de Bombeiros mais próximo de Descalvado está a 30 minutos, na cidade de Porto Ferreira. No último simulado, as atividades exercidas pela equipe de Brigada de Emergência da Royal Canin do Brasil foram acompanhadas e também monitoradas pelo Corpo de Bombeiros de Porto Ferreira. Com isso, recebemos a notícia que estão estudando a melhor forma para disponibilizar um canal direto da Royal Canin do Brasil com sua base em Porto Ferreira para realizarmos os primeiros atendimentos a emergências aqui na cidade até a chegada dos bombeiros”, comemora Dalbencio Junior.

Perfil Royal Canin do Brasil

A Royal Canin do Brasil (www.royalcanin.com.br) é subsidiária da multinacional francesa Royal Canin, uma das maiores fabricantes mundiais de alimentos de alta qualidade para cães e gatos, com 11 indústrias no mundo e presente em 92 países. A unidade brasileira está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, desde 1990 e conta com o apoio logístico de 40 distribuidores exclusivos. Seus produtos estão disponíveis em canais especializados, entre os quais, clínicas veterinárias e pet shops, em mais de 15 mil pontos de vendas no Brasil.

Para mais informações à imprensa: PLACE Comunicação Estratégica
Pedro Aguiar - pedro@place-estrategica.com.br / 11 3862.3521 | 9647.1850
Milena Tomazini – milena@place-estrategica.com.br / 19 3583-4442 /91586210

Logo do Facebook Deixe seu comentário