Araraquara volta a ter voos comerciais em nove meses

Araraquara volta a ter voos comerciais em nove meses

Webmaster 09/09/2011 - 11:16
Estado investirá R$ 8 milhões em novo terminal de passageiros

Com a construção de um novo terminal de passageiros no aeroporto Bartholomeu de Gusmão, Araraquara deve voltar a ter voos comerciais pela empresa Linhas Aéras Azul no segundo semestre de 2012.

O Governo do Estado investirá R$ 8 milhões na nova área de embarque e desembarque de passageiros que terá até 1.600 metros quadrados de área construída. Incluírá espaço de raio-X, esteiras, e setor de alimentação com lanchonete. A construção será ao lado do terminal já existente que será transformado em local de uso comum para os funcionários do aeroporto. "A Prefeitura ficou responsável por toda infraestrutura externa como acesso, água, esgoto, iluminação e sinalização", informa Valter Rozatto, secretário municipal de Obras Públicas.

A partir de agora, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) trabalhará na formulação da planta arquitetônica do terminal e, em seguida, fará a licitação da obra, processo previsto para ocorrer em três meses. A obra terá prazo de seis meses para ser concluída.

Operação

A empresa Linhas Áereas Azul ainda não confirma data de início de operação na cidade. De acordo com assessoria de imprensa da empresa, somente após as adqueações do aeroporto é que será solicitada autorização para Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), órgão federal responsável pelo controle áero no País.

Inicialmente, a cidade pode ter três voos diários para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, de onde saem as demais linhas operadas pela Azul. Porém, Adalberto Febeliano, diretor de Relações Institucionais da Azul, frisa que a demanda definirá esse número. "Estamos bastante motivados com o potencial turístico e industrial da cidade e dos outros municípios que fazem parte da área de influência do aeroporto", destacou.

O aeroporto de Araraquara está ocioso há quatro anos, quando a empresa Pantanal suspendeu as atividades no município. Desde então, o local recebe apenas voos particulares e transporte de cargas.

Aeroporto é importante para economia da cidade

Em entrevista à Tribuna Impressa na última semana, o prefeito Marcelo Barbieri afirmou que a reativação do aeroporto era importante para a economia da cidade que vem se firmando como importante pólo de logística. "A localização privilegiada da cidade na Região Central do Estado pesou na decisão do Governo do Estado em investir no aeroporto", disse. Ontem, Barbieri voltou a comentar a obra. "Após a reunião chegou-se a conclusão de que a melhor solução para Araraquara é a construção de um novo terminal de passageiros", afirmou o prefeito.

3.046 é a estimativa de demanda de passageiros, por mês, apenas em Araraquara e microrregião

Araraquara.com
Logo do Facebook Deixe seu comentário