Descalvado conquista o primeiro Centro Municipal de Formação Profissional

Descalvado conquista o primeiro Centro Municipal de Formação Profissional

Webmaster 14/09/2011 - 09:15
Em cerimônia na manhã de terça-feira (13), foi entregue à comunidade descalvadense o primeiro Centro Municipal de Formação Profissional, que leva o nome de “Professor Antonio Anésio Faria Casati”, fruto de parceria envolvendo a Prefeitura, e as secretarias de Educação e Cultura e Assistência e Desenvolvimento Social e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). O novo espaço dedicado ao ensino profissionalizante está localizado na Rua Vicente Talarico, 254, nas proximidades do CERD.

O Centro de formação Profissional, inicialmente, oferecerá cursos de mecânica automotiva, metal mecânica e costura industrial. No local – um antigo galpão - já se encontram os tornos, ferramentaria e dois veículos - um Voyage e um Tempra -, além de máquinas de costura industrial, totalmente informatizadas, que servirão para as aulas práticas. As dependências do galpão foram inteiramente reformadas, assim como as partes elétricas e hidráulicas. O prédio recebeu novas pinturas externas e internas, divisórias, pisos, azulejos e revestimentos.
Na cerimônia estiveram presentes o prefeito Luís Antonio Panone; o secretário de Emprego e Relações do Trabalho, deputado licenciado Davi Zaia (PPS); o representante do deputado federal Dimas Ramalho (PPS), Roberto Fukuara, da SERT; Benedito dos Santos; o diretor do SENAI em São Carlos, Márcio Vieira Marinho; o coordenador de cursos do SENAI, Luciano Casagrande Campaner; o presidente da SPF do Brasil, Charles Henri Boisson; além dos vereadores Geraldo Magela (PTB), Sebastião José Ricci (PP), Gilson dos Santos Rodrigues (PT), secretários municipais, profissionais do Magistério e representantes da sociedade civil.
A primeira a falar foi a filha do homenageado, Maria Cristina Casati Amoroso Lima, que agradeceu, em nome dos demais familiares, “essa homenagem, na qual nos sentimos muito honrados. Meu pai realmente tinha essa preocupação de formar pessoas. Dou os parabéns à administração por ter criado esse espaço”, disse.
O vereador Geraldo Magela classificou o mês de setembro como “uma verdadeira maratona de inaugurações”, e destacou o trabalho da atual administração, “que está no rumo certo na busca de melhorar a vida da população”. Para o vereador, “Descalvado embarcou no trem da prosperidade e do progresso”.
O diretor do SENAI em São Carlos Marcio Vieira Marinho garantiu que a parceria envolvendo a entidade e a Prefeitura vai permanecer. “Estamos à disposição nessa empreitada e nas que virão no futuro. Essa é uma ótima oportunidade das pessoas se desenvolverem, a partir do ensino profissionalizante”, afirmou.
A secretária de Educação e Cultura professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli lembrou que os cursos profissionalizantes “estavam parados em 2009. Nós abraçamos o SENAI para reativá-los, sob o comando do nosso prefeito”. A secretária citou a iniciativa do chefe do Executivo em criar a seção de Escolas e Cursos Técnicos Profissionalizantes - que tem à frente a professora Maria Elizabeth Bianchi Lopes -, voltada exclusivamente para a gestão dos cursos técnicos. “E a Beth nos trouxe uma capacidade técnica e muito amor – que, sem ele, não há Educação. O Panone viu que esse é um setor indispensável, e a população está respondendo a esse anseio. Nós demorávamos uma semana para preencher as vagas. Hoje, levamos apenas duas horas”.
O prefeito Panone relembrou dos primeiros dias de administração, quando se encontrou com representantes do SENAI, que se mostravam desanimados, “porque os cursos técnicos não andavam em Descalvado. Agora, a partir das parcerias com o “Sistema S”, os cursos deslancharam”, revelou.
Após afirmar que todos estavam “felizes por prestarmos uma homenagem ao professor Antonio Anésio, que sempre acreditou no empreendedorismo”, Panone traçou um panorama sobre o atual momento econômico pelo qual Descalvado está passando.
“Foi destaque na imprensa o fato de Descalvado ter o terceiro menor índice de mortalidade infantil dentre os 645 municípios do estado de São Paulo, com 2,9 óbitos para cada mil bebês nascidos. De acordo com o CAGED [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados], nossa cidade é a quinquagésima em geração de emprego. E o maior exemplo disso é apontado pelo SEADE [Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados]. Nossa população cresce a uma taxa de 1% ao ano. No aspecto da economia, o setor de serviços teve um crescimento de 6,9%; o do comércio 6% e a indústria de 45,2%, lembrando que quatro novas empresas vieram para cá. Nossa população economicamente ativa é de 58,3%”.

Para o secretário Davi Zaia, “esses números, Panone, que você nos apresentou, além de orgulhar a cidade, engrandece a todos os que tem a tarefa de fazer uma política séria, porque temos que ter administradores que tratem os recursos públicos com seriedade. Empresas estão vindo para Descalvado não só porque a cidade está bem cuidada, mas porque vão saber do poder público o que pode ou não ser feito, o que permite ou não a lei. Então, o investidor busca esse diferencial, assim como a logística, também são importantes a transparência e trato com os recursos públicos. Essa prestação de contas que você fez nos deixou encantados. Saiba que as portas da nossa Secretaria estão sempre abertas”.
Logo após a cerimônia, todos os presentes foram convidados a conhecer o novo espaço educacional.

Inscrições – Os interessados em se inscreverem nos cursos oferecidos pelo Centro Municipal de Formação Profissional “Professor Antonio Anésio Faria Casati”, podem procurar a Secretaria de Educação e Cultura, localizada na rua Guerino Oswaldo, 446, centro, no horário comercial.


Logo do Facebook Deixe seu comentário