Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Viracopos vai funcionar com terminal provisório durante a Copa

15/09/2011

Governo Federal admitiu atraso nas reformas dos aeroportos em balanço

Um balanço divulgado na quarta-feira (14) revelou: as obras para a Copa do Mundo estão atrasadas. O governo admitiu que licitações de obras de mobilidade que não estiverem prontas até o fim do ano podem ter o prazo dilatado.

Não houve nenhuma mudança no calendário. A Copa, já se sabia há muito tempo, vai ser em 2014. Não foi antecipada. Agora, por causa dos atrasos, o governo admite mesmo afrouxar os prazos.

Após anunciar que obras não licitadas até dezembro deste ano sairiam do planejamento oficial e perderiam incentivos do governo, o Ministério do Esporte diz agora que os atrasos poderão ser aceitos, desde que as obras sejam entregues até dezembro de 2013.

O governo fez um balanço e diz os 12 estádios de futebol que vão sediar os jogos da Copa do Mundo já estão em obras. A previsão é que todos fiquem prontos até o fim de 2013.

“Isso é uma conquista para nós, porque o estádio é o assunto mais relevante no sentido da Copa, porque é o lugar do jogo”, afirmou o ministro do Esporte, Orlando Silva.

Mas e o transporte até os estádios? As obras para facilitar o acesso dos torcedores estão atrasadas. Das 49, só nove começaram. Essas obras são metade de todo o investimento para a Copa.

Em Brasília são dois projetos: a ampliação de uma avenida que ainda nem foi licitada e um trem elétrico para ligar o aeroporto à cidade. A obra está parada. Para o governo, o atraso dessas obras não compromete a Copa.

“Essas obras não são absolutamente essenciais para a realização do evento em si, mas são muito importantes para o legado do evento para nossas cidades”, declarou a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) discorda. “Do ponto de vista para a realização da Copa, vamos realizar a Copa, sem dúvida alguma. Este é um grande problema já hoje. Para a Copa será maior ainda”, advertiu o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcos Tulio de Melo.

Há atraso nas reformas dos aeroportos também. Oito aeroportos estão em obras e cinco ainda não começaram. Alguns deles, quando ficarem prontos, vão funcionar com terminais provisórios, como o do Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

“Não será este um problema para a Copa do Mundo. Pelo contrário, os aeroportos serão uma solução”, afirmou o secretário de Aviação Civil, Wagner Bittencourt.

A Advocacia-Geral da União derrubou a liminar da justiça federal que determinava a paralisação das obras de construção de um terminal do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A inauguração do terminal está prevista para dezembro.

Bom dia Brasil














Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados