Entregue USF que leva o nome de “Norma Moreira Colussi”, no Colonial

Entregue USF que leva o nome de “Norma Moreira Colussi”, no Colonial

Webmaster 21/09/2011 - 09:08
Mais um prédio público é entregue totalmente revitalizado à população. Dessa vez foi a Unidade de Saúde da Família que atende as comunidades do Jardim Colonial e bairros adjacentes, que recebeu o nome de “Norma Moreira Colussi”.
A cerimônia foi na manhã do dia 19 de setembro e contou com a presença do prefeito Luís Antonio Panone, familiares da homenageada, secretários municipais e profissionais da Saúde.

A primeira a falar em nome da família foi a filha da homenageada, Arlete Maria Colussi. “Se eu tivesse que definir a minha mãe em uma palavra, seria ‘admiração’. Admiração que eu passei para as minhas filhas. Porque nas décadas de 40 e 50 não era fácil para uma mulher exercer certas funções. Então eu acredito que minha mãe tenha sido uma pioneira na área da saúde. Não houve um dia sequer na minha vida que eu não pensasse nela com muito carinho e admiração”. Ao final, Arlete recebeu uma réplica da placa inaugural.

Em seguida o doutor Edinir Salvador Sápia, do alto dos seus mais de 50 anos de profissão, dirigindo-se à plateia pediu “um minuto da atenção, porque sei que noventa por cento dos presentes não sabiam quem era Norma Moreira Colussi, porque vocês são de uma geração muito jovem. Quando eu vim para cá em 1957, Descalvado era uma cidade muito pobre, carente, difícil de trabalhar”.

Doutor Sápia contou que Norma Colussi – que fazia partos em casas – naquela ocasião lhe fora recomendada por outro médico. “Você pode confiar nela, porque ela atende a um grande número de gestantes nas residências. E foi assim que nasceu uma amizade e uma confiança mútua. A gente vê falar que um médico fez cinco mil partos, mas se ele não tiver alguém do lado, ele não consegue trabalhar”.

O ex-secretário da Saúde afirmou que “a obstetrícia de Descalvado deve muito à Norma. Eu tive a felicidade de uma boa parte de minha carreira contar com uma parteira do lado. Quando eu completei 30 anos de Descalvado, o Nelson Villa fez um levantamento mostrando que eu fiz 7 mil e 800 partos. Bom, eu vou dizer para vocês: não é que eu fiz. O que eu tinha era uma retaguarda muito boa, eu tinha a melhor parteira, que era a Norma Moreira Colussi”.

Em depoimento emocionado, Marta Moreira Pinca, irmã da homenageada, leu um texto que escreveu por ocasião do aniversário de Norma Colussi. “Depois desses anos todos, falar sobre essa pessoa é falar sobre tudo o que ela viveu. Neste longo fio de memória ressaltam momentos, pessoas, olhares, lágrimas, sorrisos, grandes e pequenas coisas que a ajudaram a continuar assim. Sua vida custou a doação dos seus pais, irmãos, do marido e da filha. Nos mostrou o seu mundo aumentando o nosso. Sua satisfação maior, sua alegria infinita, era a que viria após as dores a alegria de quem esperava uma nova vida. Aliviar as pessoas do sofrimento era a sua missão. Pessoas como você, Norma, não morrem nunca. Sequer envelhecem dentro da gente. Você é nosso porto seguro, terra firme onde muitas vezes nós nos embalamos”, diz um trecho da carta.

A secretária de Saúde Márcia Aparecida Bertolucci Pratta contou um pouco sobre a história da USF, que começou a ter uma demanda maior após o fechamento da Coperfrango, “quando as pessoas começaram a utilizar ainda mais essa Unidade. No início dessa gestão aqui eram atendidas mil e quinhentas famílias, quando a gente poderia ter, no máximo, mil famílias cadastradas. Quando as pessoas começaram a se utilizar mais do serviço, a Unidade começou a ficar sobrecarregada”.

Márcia Pratta falou sobre as ações para atender à demanda, como a colocação de uma Unidade Móvel no Bosque do Tamanduá e o aumento das equipes que atendem na USF do Colonial, “ampliando o escopo dos trabalhos atendidos”. A secretária ainda contou que foi proposta a divisão da Unidade, “e aí então o prefeito começou a construção de uma USF no Tamanduá, para atender também a comunidade do Alto da Boa Vista e pessoal do assentamento”.

O chefe do Executivo descalvadense abriu o seu pronunciamento afirmando que “mais importante que construir novas obras, assim como a gente está fazendo com duas novas Unidades de Saúde da Família – e só aí são mais de R$ 1 milhão de investimentos -, é a revitalização dos espaços públicos. É muito importante cuidar do que é de todos nós, para dar conforto para a nossa população”.

Panone também disse que o momento era de “ratificar o carinho e reconhecimento à grandeza humana que foi a Norma Moreira Colussi. Ela personificou o que é de verdade a humanização do atendimento da saúde. Eu tenho certeza que nossa equipe de saúde, nessa e em todas as outras unidades, tem sabido muito bem que esse é o espírito que nós queremos. Quando uma pessoa procura um agente de saúde ela não está doente apenas fisicamente, mas também emocionalmente. Ela está precisando de carinho, atenção, afeto. E vocês tem feito isso. Fica aqui o meu parabéns a todos”, finalizou o prefeito Panone.




Logo do Facebook Deixe seu comentário