Alunos da UFSCar fazem manifestação exigindo que universidade contrate professores de libras, discip

Alunos da UFSCar fazem manifestação exigindo que universidade contrate professores de libras, discip

Webmaster 23/09/2011 - 09:50

Cerca de 50 alunos fizeram uma manifestação pacífica ontem (22) por volta das 12h nas instalações da UFSCar. O objetivo da manifestação foi o de exigir o cumprimento do Decreto 5626 de 22 de dezembro de 2005, que tornou disciplina obrigatória para os cursos de Formação de Professores para o Magistério, em nível médio e superior, nos cursos de Fonoaudiologia, bem como para todos os cursos de Licenciatura, Pedagogia e Educação Especial, o Curso de LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais.

Segundo informações colhidas junto aos alunos manifestantes, a UFSCar vinha cumprindo essa obrigatoriedade imposta por lei até o término do primeiro semestre deste ano, porém os três educadores que ministravam o Curso de Libras para os alunos haviam sido contratados em caráter provisório, e os contratados de trabalho expiraram no término do primeiro semestre. Ainda segundo informações dos alunos, a UFSCar abriu, novamente em caráter provisório, concurso para contratação de professores substitutos para suprir a demanda de alunos, sendo que quatro vagas foram preenchidas, porém os professores não ministraram nenhuma aula no segundo semestre, pois a UFSCar não disponibilizou as referidas vagas para os professores.

Ao todo são 18 turmas, compondo dezenas de alunos que não estão sendo educados com o curso de Libras, o que certamente prejudicará o futuro profissional desse alunos, visto o grande empenho do Governo Federal e demais instituições em incluir socialmente todas as pessoas especiais.

Posteriormente à manifestação, cinco alunos que representavam o grupo foram atendidos pelo Reitor Prof. Dr. Targino de Araújo Filho, que disse não ter total conhecimento sobre o fato, mas que irá averiguar a situação e proceder com a solução do problema. O Reitor se comprometeu também em dar uma resposta ao grupo de manifestantes no prazo de uma semana.






Logo do Facebook Deixe seu comentário