Teste de Paternidade/Maternidade, a Uniprev Diagnósticos nos explica

Teste de Paternidade/Maternidade, a Uniprev Diagnósticos nos explica

Webmaster 27/09/2011 - 16:11
É um teste conduzido para estabelecer se uma pessoa é mãe ou pai biológico de certo indivíduo. Geralmente esses testes são feitos através de análise de DNA encontrado nas amostras de sangue de suposto pai e filho. A análise pode também ser feita através de outros tipos de materiais biológicos como saliva ou fio de cabelo, porém o sangue é preferido porque contém uma melhor qualidade do material de DNA.

Há diversos tipos de testes, como por exemplo:

• mãe, filho e suposto pai – TRIO
• sem a mãe – DUO
• pai falecido/ausente
• intra-útero

O TRIO é considerado o exame mais completo, pois a presença da mãe biológica permite identificar com precisão a contribuição materna e conseqüentemente a paterna, conferindo ao exame um elevado poder de resolução e confiabilidade.

O DUO é um teste com maior complexidade, pois na ausência da mãe biológica não é possível definir a contribuição materna. Por esse motivo é necessário a utilização de um número maior de marcadores genéticos, o que leva o exame a um maior custo.

No caso de suposto pai falecido ou ausente a análise é feita através de amostras biológicas de familiares do falecido. Os familiares devem ser parentes de primeiro grau do falecido para que o número de genes seja alto para garantir índices satisfatórios para considerar a inclusão ou exclusão de paternidade. Esse exame é mais vantajoso que a exumação, pois a qualidade e quantidade de DNA é superior à obtida dos restos mortais e o custo também é menor.

O intra-útero pode ser feito com as vilosidades coriônicas ou líquido amniótico, sendo diferentes apenas nas idades gestacionais.

Para a realização do teste de DNA é necessário coletar sangue no laboratório com dia e horário pré agendados. Os envolvidos devem ir no mesmo dia e horário com documento de identidade com foto e certidão de nascimento; não é necessário jejum para a coleta de sangue.

Em caso de dúvidas entre em contato com o laboratório Uniprev, de segunda a sexta-feira das 6:30 as 17:00 horas e aos sábados das 7:00 as 11:00.


Logo do Facebook Deixe seu comentário