Descalvado, 14 de Novembro de 2018 Busca:   
Geral

Teste de Paternidade/Maternidade, a Uniprev Diagnósticos nos explica

27/09/2011

É um teste conduzido para estabelecer se uma pessoa é mãe ou pai biológico de certo indivíduo. Geralmente esses testes são feitos através de análise de DNA encontrado nas amostras de sangue de suposto pai e filho. A análise pode também ser feita através de outros tipos de materiais biológicos como saliva ou fio de cabelo, porém o sangue é preferido porque contém uma melhor qualidade do material de DNA.

Há diversos tipos de testes, como por exemplo:

• mãe, filho e suposto pai – TRIO
• sem a mãe – DUO
• pai falecido/ausente
• intra-útero

O TRIO é considerado o exame mais completo, pois a presença da mãe biológica permite identificar com precisão a contribuição materna e conseqüentemente a paterna, conferindo ao exame um elevado poder de resolução e confiabilidade.

O DUO é um teste com maior complexidade, pois na ausência da mãe biológica não é possível definir a contribuição materna. Por esse motivo é necessário a utilização de um número maior de marcadores genéticos, o que leva o exame a um maior custo.

No caso de suposto pai falecido ou ausente a análise é feita através de amostras biológicas de familiares do falecido. Os familiares devem ser parentes de primeiro grau do falecido para que o número de genes seja alto para garantir índices satisfatórios para considerar a inclusão ou exclusão de paternidade. Esse exame é mais vantajoso que a exumação, pois a qualidade e quantidade de DNA é superior à obtida dos restos mortais e o custo também é menor.

O intra-útero pode ser feito com as vilosidades coriônicas ou líquido amniótico, sendo diferentes apenas nas idades gestacionais.

Para a realização do teste de DNA é necessário coletar sangue no laboratório com dia e horário pré agendados. Os envolvidos devem ir no mesmo dia e horário com documento de identidade com foto e certidão de nascimento; não é necessário jejum para a coleta de sangue.

Em caso de dúvidas entre em contato com o laboratório Uniprev, de segunda a sexta-feira das 6:30 as 17:00 horas e aos sábados das 7:00 as 11:00.












Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados