Descalvado, 22 de Setembro de 2019 Busca:   
Câmara Municipal

Praça do Exercício do Idoso já está funcionando nas proximidades da Fepasa

30/09/2011

Mais uma obra é entregue à população descalvadense. Dessa vez foi a Praça de Exercício do Idoso, que já está implantada na Praça do Descobrimento, atrás do Centro Cultural “Maria Aparecida Fioroni Kastein” (Fepasa). Uma grande festa reuniu o prefeito Luís Antonio Panone, a presidente do Fundo Social de Solidariedade primeira-dama Jose Panone, secretários municipais, os vereadores Gilson dos Santos Rodrigues (PT) e Sebastião José Ricci (PP), representantes da sociedade civil e população em geral.

O evento foi aberto pelas senhoras dançarinas que representaram nossa cidade nos JORIs (Jogos Regionais do Idoso), que apresentaram a coreografia que ficou em quinto lugar na competição, a partir de uma composição de Vivaldi, inspirada no despertar da Primavera, sob a coordenação da professora Daniela Pires.

O prefeito Luís Antonio Panone deu início ao seu pronunciamento afirmando que a atual administração tem um olhar voltado para o público de todas as idades, mas com um foco especial junto ao pessoal da Melhor Idade. “Dos 31 mil habitantes de Descalvado, 3.180 tem acima de 60 anos de idade”.

O chefe do Executivo disse que a Praça “é uma conquista importante do Fundo Social de Solidariedade, presidido pela Jose, fruto de parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo”.

Tudo começou quando o prefeito esteve em São Paulo, na sede do Fundo Social de Solidariedade, em dezembro do ano passado, juntamente primeira-dama Jose Panone, assinando convênio visando a implantação do programa “Praça de Exercícios do Idoso”.
A criação da Praça de Exercícios do Idoso foi desenhada para permitir a realização de exercícios físicos sem acompanhamento de especialista, com objetivo de melhorar o equilíbrio e da marcha, o fortalecimento de musculatura proximal de membros inferiores, a melhoria da amplitude articular e o aumento de flexibilidade muscular.

A Praça de Exercícios do Idoso – que será coordenada pela professora de Educação Física Maria Cristina Christ Adorno - compõe-se de seis estações com placas autoexplicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção. São elas: Estação Barras Paralelas, que facilita a marcha e melhora o equilíbrio; Estação Senta-Levanta, que fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento; a Estação Rampa-Escada, que aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento; a Estação Ergometria, quem melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas; a Estação Placa Giratória, que melhora e mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço; e, finalmente, a Estação Escada para Dedos, que melhora e mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço.











Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2019 - Todos os direitos reservados