Praça do Exercício do Idoso já está funcionando nas proximidades da Fepasa

Praça do Exercício do Idoso já está funcionando nas proximidades da Fepasa

Webmaster 30/09/2011 - 08:49
Mais uma obra é entregue à população descalvadense. Dessa vez foi a Praça de Exercício do Idoso, que já está implantada na Praça do Descobrimento, atrás do Centro Cultural “Maria Aparecida Fioroni Kastein” (Fepasa). Uma grande festa reuniu o prefeito Luís Antonio Panone, a presidente do Fundo Social de Solidariedade primeira-dama Jose Panone, secretários municipais, os vereadores Gilson dos Santos Rodrigues (PT) e Sebastião José Ricci (PP), representantes da sociedade civil e população em geral.

O evento foi aberto pelas senhoras dançarinas que representaram nossa cidade nos JORIs (Jogos Regionais do Idoso), que apresentaram a coreografia que ficou em quinto lugar na competição, a partir de uma composição de Vivaldi, inspirada no despertar da Primavera, sob a coordenação da professora Daniela Pires.

O prefeito Luís Antonio Panone deu início ao seu pronunciamento afirmando que a atual administração tem um olhar voltado para o público de todas as idades, mas com um foco especial junto ao pessoal da Melhor Idade. “Dos 31 mil habitantes de Descalvado, 3.180 tem acima de 60 anos de idade”.

O chefe do Executivo disse que a Praça “é uma conquista importante do Fundo Social de Solidariedade, presidido pela Jose, fruto de parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo”.

Tudo começou quando o prefeito esteve em São Paulo, na sede do Fundo Social de Solidariedade, em dezembro do ano passado, juntamente primeira-dama Jose Panone, assinando convênio visando a implantação do programa “Praça de Exercícios do Idoso”.
A criação da Praça de Exercícios do Idoso foi desenhada para permitir a realização de exercícios físicos sem acompanhamento de especialista, com objetivo de melhorar o equilíbrio e da marcha, o fortalecimento de musculatura proximal de membros inferiores, a melhoria da amplitude articular e o aumento de flexibilidade muscular.

A Praça de Exercícios do Idoso – que será coordenada pela professora de Educação Física Maria Cristina Christ Adorno - compõe-se de seis estações com placas autoexplicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção. São elas: Estação Barras Paralelas, que facilita a marcha e melhora o equilíbrio; Estação Senta-Levanta, que fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento; a Estação Rampa-Escada, que aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento; a Estação Ergometria, quem melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas; a Estação Placa Giratória, que melhora e mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço; e, finalmente, a Estação Escada para Dedos, que melhora e mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço.

Logo do Facebook Deixe seu comentário