Inauguração da creche “Gustavo Sicchiroli Guimarães” é marcada pela emoção

Inauguração da creche “Gustavo Sicchiroli Guimarães” é marcada pela emoção

Webmaster 03/10/2011 - 13:50
Administração anuncia zerar demandas por vagas em 2012 com a construção de duas novas creches, nos bairros Santa Cruz e Milênio

A movimentação de pessoas e veículos nos arredores da creche “Gustavo Sicchiroli Guimarães”, na manhã do último sábado, 1º de outubro, indicava que aquele era um dia de festa. Até mesmo o Trenzinho da Aurora deu o ar da graça, todo enfeitado para um evento de gala. Afinal, não é todo dia que a comunidade recebe de presente uma creche novinha em folha, construída com todo o capricho e zelo.

Os convidados iam chegando e se aconchegando, enquanto a Orquestra de Violeiros animava a todos com um repertório de clássicos do cancioneiro popular. Os presentes ficaram encantados com a qualidade da obra, e não foram poucos os que disseram que nem parecia um prédio público, mas uma creche particular, privada. Afinal, a creche é o resultado de um investimento de R$ 1 milhão, sendo que desses recursos R$ 300 mil foram destinados pelo deputado estadual Barros Munhoz (PSDB), por intermédio de emenda parlamentar. O espaço atenderá a 120 crianças, de até três anos de idade.

O sol emprestava um brilho ainda maior ao cenário multicolorido, enquanto as crianças não se faziam de rogadas e aproveitavam os brinquedos que estavam à disposição, em abundância.

Às centenas, de várias localidades, os convidados aguardavam o momento do pronunciamento das autoridades e familiares do homenageado. Figura importante do cenário político nacional, o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP), misturava-se às autoridades locais, como o prefeito Luís Antonio Panone, o vice-prefeito Antonio Carlos Reschini (Becão), vereadores Luiz Carlos Rosa Vianna (PPS), Geraldo Magela (PTB), Sebastião Ricci (PP), Marco Antonio Galetti e Gilson dos Santos Rodrigues (ambos do PT).

Também se fizeram presentes os secretários municipais, representantes da sociedade civil e de órgãos de classe, familiares e amigos de Gustavo Guimarães, além de um grupo de 60 convidados da instituição Pró-Vida, que se deslocou da Capital paulista para prestigiar o evento.

Homenageado - Gustavo Sicchiroli Guimarães nasceu em 1º de dezembro de 1975, em Descalvado. Filho de Carlos Raimundo Aparecido Guimarães e de Anelisa Sicchiroli Guimarães, estudou na Escola Estadual “José Ferreira da Silva”. Posteriormente, cursou Rádio e Televisão na UNESP (Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”), em Bauru. Em seu trabalho de conclusão de curso, discorreu sobre a vida de “Nhô Totico” – radialista e ator descalvadense, que fez grande sucesso na época de ouro do rádio.

Esportista, Gustavo jogava basquete e gostava de natação. Para os amigos, apresentava alguns truques de mágica. A música era uma de suas paixões.
Gustavo trabalhou na Rede Manchete de Televisão e, posteriormente, fundou a produtora G7 Filmes, até hoje atuante no mercado. Em 2000, iniciou sua luta contra a leucemia. Apesar da determinação, fé e persistência, Gustavo faleceu em 14 de novembro de 2001.

Após as execuções dos Hinos Nacional e de Descalvado, dois momentos que se seguiram certamente emocionaram a todos os presentes. Muitos não seguraram as lágrimas com os depoimentos dos pais de Gustavo Sicchiroli Guimarães, Carlos e Anelisa. O primeiro a falar foi o pai. “Hoje estamos inaugurando essa creche abençoada, que vai proporcionar um futuro melhor para as crianças. A grande mágica que ele [Gustavo] fazia era a de tocar no coração das pessoas. Nossa família viveu intensamente seus momentos. E a única coisa que ele pediu foi para que a alegria voltasse à nossa casa”.

Em seguida, com a voz embargada, a senhora Anelisa Sicchiroli Guimarães fez um pronunciamento emocionado a respeito de seu filho. “Vou contar uma linda história de amor, que não tem fim. Um amor puro, incondicional. Ele tirava a casca e chegava no núcleo das pessoas. Ele deu e recebeu muito amor. Ele fez a mágica da multiplicação do amor. Ele era simples, doce, educado, puro, bom, justo. Ele queria deixar os outros felizes. Seu exemplo ficará guardado nessa creche. Tenho certeza que ele está feliz, porque as crianças vão ter a oportunidade de se tornarem adultos felizes com princípios íntegros. Panone e Rose, isso estará guardado sempre no meu coração”. Foi aplaudida de pé pela platéia.

Após o momento de emoção, foi a vez do vereador Luiz Carlos Vianna usar da palavra, enaltecendo o trabalho da administração de Panone e Becão. Vianna falou sobre a harmonia com que os poderes Executivo e Legislativo vem trabalhando, “mas desprovidos de qualquer interesse particular. Hoje a classe política de Descalvado tem um único objetivo: caminhar sempre na busca de conquistas para melhorar a vida de todos. É isso que tem acontecido, e eu tenho certeza que continuará acontecendo”.

Em seguida, a secretária de Educação e Cultura professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli afirmou que teve de cumprir a legislação vigente, que prevê, desde 1999, a manutenção de crianças com até três anos de idade nas creches, mudando a sistemática anterior, apenas assistencialista e sem um olhar educacional.

Segundo a secretária professora Rose, “a educação, assim como um prédio, não começa pela parede, mas pelo alicerce, que são as creches. E nós temos investido na educação infantil, e ficamos felizes porque temos várias conquistas. Para se ter uma noção, quando o Panone e o Becão assumiram a atual administração, em 2009, as creches atendiam a 40% da demanda. Hoje, com a inauguração desse espaço, nós atingimos 80%. E em 2012, nós vamos zerar a demanda, com a construção da creche nos bairros de Milênio e Santa Cruz, que está em licitação. É preciso dar continuidade a esse trabalho”.

Nesse momento, após entregar um presente com as imagens desde o início da construção da creche, a secretária por para tocar uma canção, com letra, música e interpretação do próprio homenageado, em que Gustavo compara as vicissitudes da cidade grande à vida simples do interior.

Em breve pronunciamento, em nome do vice-prefeito Becão, o deputado Nelson Marquezelli falou sobre a figura de Gustavo Sicchiroli Guimarães, que ele conheceu “nessas andanças políticas, e ele era um jovem muito especial. Quero cumprimentar o Panone e Becão, porque é assim que se faz política, respeitando o dinheiro público e investindo em educação, como o Japão fez há 50 anos. Realmente, Descalvado está mudando”, asseverou o parlamentar.

Para terminar o sábado tão especial, o prefeito Luís Antonio Panone afirmou que “as lágrimas que desceram e cobriram a nossa face não foram de tristeza, mas de saudade e profunda e sentida alegria. E nós temos motivos para estarmos alegres, porque esse é um momento de reverenciarmos uma pessoa como o Gustavo, que sempre se encantou com as nossas crianças. Ele não parou de fazer mágica. Essa é uma das outras, que ele vai proporcionar às crianças e mães que aqui vão frequentar, em todos os dias e momentos”.

“Eu tenho a absoluta convicção” – continuou o chefe do Executivo – “da sua presença espiritual nesse lugar. Nos últimos dias eu li uma frase de Leonardo da Vinci, que diz que pra gente estar junto não precisar estar perto, mas estar dentro. E o Gustavo estará presente em nosso coração, e no das crianças sonhadoras e inocentes que nós queremos atender nessa creche”.

Logo em seguida, os convidados descerraram a placa comemorativa em alusão à nova creche. Após visitarem as instalações, todos foram embora felizes, por saber que naquele prédio localizado na confluência das ruas Egídio Prevato e Paulo Belli se inicia um novo tempo para as crianças das comunidades do Bosque do Tamanduá e Alto da Boa Vista.









Logo do Facebook Deixe seu comentário