Alto consumo pode prejudicar abastecimento de água

Alto consumo pode prejudicar abastecimento de água

Webmaster 03/10/2011 - 14:01

É bem verdade que a chuva que vem caindo até que deu uma refrescada no tempo, mas foi muito pouca para recuperar o nível da represa Rosária, responsável por 70% do abastecimento de água na cidade. A estiagem, aliada ao alto consumo, poderá prejudicar o fornecimento de água em Descalvado.

O tempo seco motivou uma nota da Mesa Diretora do CBH-MOGI (Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mogi), em que sugere aos prefeitos e secretários de meio ambiente que “intensifiquem as campanhas de racionalização do uso da água considerando o forte período de estiagem que vivemos e sem previsão de chuvas ainda até o início do mês de outubro”.

Ainda segundo a nota, “nossos cursos d`água, em especial o Rio Mogi Guaçu no chamado trecho crítico entre os municípios de Mogi Guaçu e Pirassununga, encontram-se com níveis de água muito baixos e, o que é pior, com pouco oxigênio, entre 2,6 e 2,9 mgO2/L (abaixo dos padrões legais de 5,0 mgO2/L), o que caracteriza um quadro de risco propício à mortandade de peixes, segundo dados da CETESB”.

Em Descalvado, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos tem intensificado a campanha junto à população, com informes publicados nos órgãos de imprensa locais. De acordo com a secretária Patrícia Bortoletto de Falco, nos próximos dias serão distribuídos informativos junto às contas de água, com alertas à população.

No sábado, os jornalistas Diego Haidar e Paulo Chiari, ambos da EPTV, estiveram em

nossa cidade para conferir o nível do reservatório da represa Rosária. Eles entrevistaram a secretária Patrícia de Falco e a comerciante e dona-de-casa Nilza do Nascimento Galetti, que dá exemplo à comunidade de como usar a água de maneira racional. A matéria foi ao ar no Jornal da EPTV.

“Nós ainda estamos vivendo um período de seca. É preciso poupar agora para termos água no futuro. O consumo desse bem, que é finito, deve ser sempre racional. Não só no período de falta de chuvas”, afirmou a secretária Patrícia Bortoletto de Falco.

Em breve, a SEMARH enviará um informe à população com algumas informações sobre o consumo racional de água. Ensaboar toda a louça para depois enxaguar; deixar acumular roupa, colocar água no tanque para ensaboar e manter a torneira fechada durante o processo; cobrir piscina, para evitar a evaporação de água; escovar os dentes com a torneira fechada; usar vassoura ao invés de mangueira; e usar balde para lavar o carro, são algumas dicas.

“Racionalizar o não significa racionar, ou seja, ficar periodicamente sem ela. Significa usá-la sem desperdício, considerá-la uma prioridade social e ambiental, para que tratada e saudável nunca falte em nossas torneiras”, finalizou Patrícia de Falco.



Logo do Facebook Deixe seu comentário